Guia eleitoral já gerou 47 representações
A primeira semana de exibição do guia eleitoral e inserções no rádio e televisão rendeu até esta sexta-feira (20) à noite quase 50 representações movidas pelas Coligações "Paraíba Unida" liderada pelo PMDB de José Maranhão (PMDB) e "Uma Nova Paraíba" que tem Ricardo Coutinho (PSB) como candidato ao Governo. Após serem notificados pela Justiça eleitoral, os candidatos têm 48 horas para apresentar a defesa e 24 horas para apresentar recursos contra decisão dos juizes.
Apenas ontem, 22 ações questionando o conteúdo divulgado pelos partidos chegaram à Corte Eleitoral paraibana. Outras 15 foram distribuídas entre os juizes eleitorais Rodrigo Marques, Eduardo Caravalho e Leôncio Teixeira Câmara. O coordenador de registros e informações processuais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PB), Renan Ramos Régis esclareceu que as ações têm trâmites diferentes.
"Se vierem com pedido de liminar o juiz delibera em decisão monocrática e pode suspender de imediato a participação do candidato no guia".As representações sem pedido de liminar aguardam distribuição posterior entre os juizes. "Geralmente as expedidas liminarmente são aquelas que comprometem a lisura do pleito e devem ser cumpridas de forma imediata para não ferirem a imagem ou conduta dos candidatos", pontua.
Luiz Couto
Há dois programas sem aparecer no guia eleitoral, o candidato Luiz Couto (PT) barrado por não usar o cenário com banner do candidato José Maranhão ainda não ingressou com ação para questionar a decisão da Executiva estadual do Partido dos Trabalhadores. Pelo menos três das ações apresentadas questionam a exibição de uma inserção de Maranhão alegando que o conteúdo da mensagem denigre a imagem do candidato da Oposição ao governo do Estado. Todas as decisões dos juizes serão avaliadas pelos demais membros da Corte do TRE-PB.
Jornal O Norte








