A Operação Voo Livre, realizada neste final de semana, resultou na autuação de caçadores no município de Brejo do Cruz. A equipe de agentes ambientais federais do Ibama realizou o monitoramento de áreas de postura de ovos das pombas da espécie Zenaida auriculata, a popular arribaçã, e também efetuou barreiras em rodovias. As ações foram desenvolvidas nos municípios de Brejo do Cruz, São Bento e Pombal, no Sertão da Paraíba.
Em duas destas barreiras, houve flagrantes de transporte de animais silvestres abatidos, no primeiro caso, um motociclista transportava 13 arribaçãs abatidas, e no segundo, uma caminhonete levava caçadores, cães de caça e 14 tatus-peba e 1 tamanduá mirim, o tatu-peba consta de listas oficiais de ameaçados de extinção. Dez tatus-peba que estavam vivos foram soltos pelos agentes do Ibama em seu habitat. Os animais abatidos foram incinerados pela equipe.
As multas aplicadas somaram R$ 81,5 mil. A motocicleta e a caminhonete utilizados para a prática dos crimes ambientais foram apreendidas e estão retidas no pátio do escritório do Ibama em Souza, no sertão da Paraíba. Duas espingardas também foram apreendidas bem como equipamentos utilizados para a caça, como lanternas e enxadotes. Os infratores foram conduzidos à delegacia de Brejo do Cruz, onde foram qualificados. Além das penalidades administrativas impostas pelo Ibama, os autuados devem responder por crime ambiental na justiça.
A Operação Voo Livre faz parte do Planejamento Nacional Anual de Proteção Ambiental do Ibama (Pnapa).
Assessoria