Categorias: Policial

Vigilância Sanitária interdita cabines de bronzeamento artificial em João Pessoa

PUBLICIDADE

A Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa interditou cabines de bronzeamento artificial em oito estabelecimentos da Capital. As interdições ocorreram, nesta quinta-feira (11) e sexta-feira (12), durante inspeção em espaços que ofereciam este tipo de procedimento com cabines, totens ou camas que utilizam lâmpadas de radiação fluorescente ultravioleta (UV).

Foto: divulgação / Secom-JP

A fiscalização, que faz parte da ação ‘Bronze Seguro’, identificou estabelecimentos que realizavam procedimentos de bronzeamento artificial, com finalidade estética, com utilização de cabines artesanais e lâmpadas fluorescentes de alta potência com emissão de raios UV, o que é vedado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por meio da RDC nº56/2009 e Resolução – RE 1.260/2025.

De acordo com o gerente da Vigilância Sanitária da Capital, Victor Viana, a utilização desses equipamentos pode colocar em risco a saúde dos clientes. “Ao utilizar cabines artesanais que não possuem qualquer tipo de certificação ou registro junto a Anvisa e Ministério da Saúde, as pessoas ficam completamente expostas aos raios ultravioletas que podem trazer sérios riscos à saúde. Os prejuízos vão desde queimaduras a desidratação e até câncer de pele”, explicou.

A ação contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana e, ao todo, foram promovidas a interdição de 8 cabines, ficando os estabelecimentos proibidos de realizar os procedimentos de bronzeamento artificial. “Foi uma atividade com caráter de fiscalização permanente, assegurando a proteção à saúde e atendendo às legislações sanitárias e requisições formuladas pelo Ministério Público Federal”, destacou o gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa.

Fiscalização e denúncias – O trabalho de fiscalização e orientação da Vigilância Sanitária é contínuo e acontece rotineiramente em estabelecimentos de diversos segmentos. Além disso, o consumidor pode formular denúncias ao órgão sempre que constatar irregularidades.

A denúncia pode ser registrada através do número de telefone 3213-7545; por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’ ou através da Ouvidoria Setorial da Saúde pelo número 160 ou WhatsApp (83) 98845-5002.

A Vigilância Sanitária de João Pessoa está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, no bairro da Torre. O atendimento presencial é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, sem intervalo para almoço.

Secom-JP

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Levantamento nacional aponta que PB é o melhor estado do NE e o 5º do Brasil em liquidez financeira

Um levantamento divulgado ontem (05), pelo Ranking de Competitividade dos Estados 2025 (CLP), com dados…

6 de dezembro de 2025

Vídeo – Cícero aposta em apoio de Felipe Leitão em 2026: “Construímos muita coisa juntos”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), comentou ontem, sexta-feira (05) as movimentações que…

6 de dezembro de 2025

Explosão de botijão de gás deixa homem com queimaduras e prédio interditado no Cristo, em JP

Uma explosão causada por um vazamento de gás deixou um homem ferido na manhã deste…

6 de dezembro de 2025

Paraíba registra chuvas isoladas neste sábado; temperaturas variam de 20°C a 38°C

A Paraíba deve registrar chuvas isoladas neste sábado (6), com temperaturas variando entre 20°C e…

6 de dezembro de 2025

Nilvan oficializa retorno ao PL na próxima terça, em Brasília, e confirma dobradinha com Cabo Gilberto

O comunicador e ex-candidato ao Governo da Paraíba, Nilvan Ferreira, vai oficializar sua volta ao…

6 de dezembro de 2025

Dois trechos de praias impróprios para banho em JP neste fim de semana

A Superintendência Executiva de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou, nesta sexta-feira (5), o relatório…

6 de dezembro de 2025