Categorias: Policial

Vaqueiro é condenado a 34 anos pelo estupro e morte de adolescente

PUBLICIDADE

 O Conselho de Sentença condenou o réu Leônio Barbosa de Arruda à pena de 34 anos e quatro meses de reclusão, além de 60 dias de multa, a ser cumprida em regime fechado, pelo assassinato da adolescente Ana Alice Macedo Valetin. O julgamento, presidido pelo juiz Antônio Gonçalves Ribeiro Júnior, da 1ª Vara Mista da comarca de Queimadas, teve início às 9h e encerrou no final da tarde desta terça-feira (18), na Câmara Municipal de Queimadas.

 

Lêonio Barbosa foi acusado, pelo Ministério Público estadual, de estuprar, matar e ocultar o corpo da vítima. O crime ocorreu em 2012, na zona rural do município de Caturité-PB, quando Ana Alice tinha 16 anos de idade.

 

Durante o julgamento, o réu estava tranquilo o tempo todo, e no interrogatório preferiu permanecer em silêncio. Ele já se encontra preso, desde 2012, no Presídio de Jacarapé “Dr. Romeu Gonçalves de Abrantes”, em João Pessoa.

 

A acusação, representada pelo promotor de Justiça Márcio Teixeira de Albuquerque e os assistentes, pediram a condenação do réu pelos crimes citados na denúncia. Já a defesa do acusado, representada pelo advogado Márcio Maciel Bandeira, solicitou a absolvição alegando a negativa da autoria.

 

Sobre o caso – Conforme os autos, no dia 19 de setembro de 2012, a vítima, que voltava da escola, foi forçada a entrar no carro do acusado. Leônio Barbosa, de posse de uma arma de fogo, teria violentado a jovem, levando-a em seguida a um terceiro local, onde a assassinou. Seu corpo foi enterrado na fazenda em que o acusado trabalhava, no município de Caturité, só sendo encontrado 48 dias após o crime.

 

Graças à denúncia de outra vítima, que sobreviveu à tentativa de estupro, e ao empenho do ‘Comitê de Solidariedade Ana Alice’, grupo criado em apoio aos familiares da adolescente, o acusado foi preso. Ana Alice foi uma das três vítimas do mesmo homem.

 

Mesmo sob custódia da Justiça, no Presídio do Serrotão, na cidade de Campina Grande, o réu conseguiu fugir em abril de 2014, deixando as famílias de suas vítimas e a comunidade local em pânico, só sendo recapturado 10 dias após a fuga.

 

PB Agora com TJPB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025