Categorias: Policial

Universitários são presos em JP suspeitos de fraudes na internet

PUBLICIDADE

Uma operação conjunta entre as polícias Civil e Militar da Paraíba identificou fraudes praticadas pela internet com centenas de vítimas em todo o país, relacionadas à clonagem de cartões de crédito, compras pela internet e desvio de valores superiores a R$ 200 mil, resultando na prisão em flagrante de dois estudantes universitários que atuavam em João Pessoa, nesta quarta-feira (24).

A Polícia Civil, através da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, recebeu uma denúncia das fraudes. Segundo investigações, os suspeitos realizavam compras de diversos produtos, mas o volume principal das negociações eram livros universitários, principalmente dos cursos de direito e medicina, que resultaram em prejuízo de várias editoras do país, de empresas de cartão de crédito e dezenas de pessoas (titulares dos cartões).

Segundo o delegado Lucas Sá, a DDF chegou aos suspeitos após atuação conjunta com a PM, que auxiliou na deflagração da operação, durante todo o dia e início da noite desta quarta feira. O primeiro suspeito localizado foi um homem de 31 anos, técnico de contabilidade e estudante universitário, na residência dele, situada no bairro Jardim Planalto, na Zona Oeste da Capital. Após campana realizada, os policiais flagraram o suspeito recebendo a entrega de um dos pedidos fraudulentos. Na casa do suspeito foram localizados e apreendidos aproximadamente oitenta livros de cursos universitários. Além dos livros, foi localizado um cartão de crédito em nome de terceira pessoa, uma carteira de estudante do curso de direito – UFPB e um jaleco do curso de medicina – UFPB, possivelmente utilizado pelo suspeito para se apresentar como estudante de medicina e facilitar a negociação dos livros adquiridos.

As investigações da DDF identificaram que o suspeito vem atuando há pelo menos um ano, em conjunto com diversas outras pessoas de todo o país (hackers), conseguindo obter informações de cartões de crédito (número do cartão, código de segurança e validade), utilizando-as nas compras realizadas pela internet. Uma das editoras vítimas do suspeito informou à DDF que já sofreu o prejuízo de R$ 180 mil reais em apenas um ano de atuação. O suspeito confessou ter adquirido mais de dois mil livros neste período, de diversas outras editoras, de maneira que os valores obtidos podem ser ainda maiores.

A equipe de investigação descobriu que um dos principais comparsas dele e receptador de dezenas de livros jurídicos seria outro estudante universitário, de 22 anos, do curso de direito. Ele estava aguardando a entrega de um novo pedido, que seria entregue na mesma data pelo primeiro detido. Imediatamente a equipe foi deslocada e conseguiu prender o comparsa. Na residência dele foram localizados aproximadamente trinta livros jurídicos adquiridos com o outro suspeito, ficando confirmada a atuação reiterada e em conjunto entre os dois.

O preso de 31 anos responderá pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica, associação criminosa e porte ilegal de munição, podendo ser condenado a mais de quinze anos de reclusão.

O de 22 responderá pelos crimes de receptação e associação criminosa, podendo ser condenado a mais de sete anos de reclusão.

“As investigações da DDF serão direcionadas, ainda, para identificar outras pessoas envolvidas com as condutas criminosas, com a estimativa do prejuízo total causado pela organização, identificando mais vítimas e objetivando, ainda, identificar os responsáveis pela captação das informações bancárias (hackers) e outras pessoas que possam ter adquirido os produtos das fraudes (receptadores)", disse Lucas Sá.



Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Veneziano participa de ato de lançamento da pré-candidatura à reeleição do Prefeito de Cuitegi Geraldo Serafim, pelo MDB

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) participou, na tarde e…

29 de abril de 2024

Tutores querem regulamentação do transporte aéreo de cachorros

Tutores de cães da raça golden retriever se reuniram neste domingo (28) no aeroporto de…

29 de abril de 2024

Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morre aos 95 anos

O pernambucano Vicente Mariano, um dos representantes do candomblé no Brasil, morreu no último final…

29 de abril de 2024

Belo opina sobre voltar com Gracyanne: “Onde existe amor, ainda existe esperança”

Em participação no programa Domingão com Huck, da TV Globo, no dia de ontem (28),…

29 de abril de 2024

Vídeo e fotos: Estrutura de casa de shows cede durante evento em João Pessoa e deixa feridos

Na noite de ontem (28), parte da estrutura de uma casa de shows localizada no…

29 de abril de 2024

MDB e Republicanos deixam divergências de lado e caminham juntos no Sertão: “Temos uma ótima convivência”, diz Veneziano

Com a proximidade do período eleitoral do mês de outubro, os partidos articulam cada vez…

29 de abril de 2024