A Paraíba o tempo todo  |

Trânsito de João Pessoa: multas crescem 500% em 2018 em relação ao ano anterior

As multas pelo não uso do cinto de segurança nos veículos tiveram um aumento superior a 500% em 2018 em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) de João Pessoa. Este ano, até o mês de setembro, foram mais de duas mil multas acima do total registrado durante todo o ano passado. A falta de consciência no trânsito é apontada pelo diretor de Operações da Semob, Cristiano Nóbrega, como a principal explicação para um crescimento tão relevante.

 

A lei para uso do cinto de segurança, inclusive no banco de trás do veículo é extremamente importante para garantir a segurança dos passageiros. Porém, muita gente não respeita, mesmo sabendo que há multa e, principalmente sérios riscos em caso de acidente, inclusive de morte. A mesma resistência ocorre em relação ao uso da cadeirinha para crianças.

 

“O problema no trânsito hoje é a falta de consciência. A gente vê que a mídia divulga diariamente boletim com relação a trânsito, e os principais motivos de acidentes são alcoolemia e, principalmente uso de celular, falando ou mandando mensagem. Isso está matando as pessoas, mas elas continuam errando”, observou o diretor.

 

Ele lembrou que nas lombadas eletrônicas, por exemplo, existe sinalização. No entanto, moradores da área, que conhecem a região, continuam sendo multados. Há ainda a questão da reação grosseira dos condutores quando há abordagem e trabalho educativo dos agentes.

 

De acordo com a Semob, as câmeras fazem a fiscalização de não uso de cinto e inobservância da segurança de crianças dentro do veículo, e não há distinção se o passageiro estava no banco traseiro ou dianteiro. O arrecadado com as multas é investido em sinalização, fiscalização, educação para o trânsito, planejamento, manutenção e melhoria nas condições das vias.

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe