Categorias: Policial

Tráfico, e descumprimento de medidas judiciais: quase 40 pessoas já foram conduzidas à Delegacia do Forró, no PP

PUBLICIDADE

Na terceira semana do Maior São João do Mundo, a Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social da Paraíba (Sesds) reforçou a integração entre os órgãos operativos (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros Militar) no Parque do Povo, em Campina Grande. Entre os dias 9 e 16 de junho, o trabalho coordenado resultou em 38 ocorrências com conduções à Delegacia do Forró, incluindo flagrantes por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, tentativa de homicídio, desacato, descumprimento de medidas judiciais e situações de violência.

O monitoramento realizado pelo Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) da 2ª Região Integrada de Segurança Pública, com auxílio de câmeras e recursos tecnológicos como o reconhecimento facial, foi determinante para a identificação de suspeitos e para a resposta rápida das equipes.

Entre os casos de destaque com apoio direto das câmeras, está a prisão de um homem identificado como Bruno, no dia 9, que foi reconhecido na entrada principal do Parque do Povo por meio do sistema de identificação facial. Ele descumpria uma medida cautelar que o proibia de circular após as 21h e foi localizado graças ao cruzamento de dados em tempo real com o banco de mandados de prisão e decisões judiciais. Da mesma forma, um jovem identificado como José Alexandre, monitorado por tornozeleira eletrônica, foi flagrado no dia 16, pelas câmeras nas proximidades do palco principal. A análise do trajeto confirmou que ele havia violado a área de restrição estabelecida pelo Judiciário, o que levou à sua imediata condução.

O trabalho das equipes de videomonitoramento permitiu a prisão de um homem identificado como Ednaldo, na área do Açude Novo. O indivíduo, que utiliza tornozeleira eletrônica, foi detectado no dia 16, por meio das câmeras de reconhecimento facial. Contra ele havia um mandado de prisão em aberto pelo crime de roubo. Ednaldo foi abordado nas proximidades do posto de comando e conduzido à Delegacia do Forró para os procedimentos legais.

Outro caso semelhante envolveu um jovem identificado como João Erick, também monitorado por tornozeleira eletrônica. Ele foi flagrado pela equipe do CICC na Rua Sebastião Donato, no dia 16, através das câmeras, nas áreas dos banheiros e do restaurante. O alerta do sistema indicou que ele violava restrições judiciais. João Erick responde por roubo e foi imediatamente encaminhado à delegacia.

Já na Arena Show, durante a mesma noite, as câmeras permitiram a identificação de Adilson, procurado por mandado de prisão por roubo e furto. A detecção foi feita a partir de informações compartilhadas pelo Núcleo de Inteligência e confirmadas pelas imagens do CICC. A atuação conjunta das equipes permitiu sua rápida abordagem e condução à Delegacia do Forró.

Outro flagrante relevante ocorreu com um homem identificado como Daniel, que portava uma pistola 9mm dentro do Parque do Povo. Ele foi identificado por câmeras que registraram atitudes suspeitas, como gestos simulando ameaça e esconder objetos na cintura. A visualização em tempo real permitiu a mobilização rápida das equipes, que o abordaram e apreenderam a arma. Em outro caso, um homem de prenome Walci foi flagrado pelas câmeras e preso, logo após agredir uma pessoa.

As equipes de segurança também fizeram uso do sistema de videomonitoramento para observar o comportamento de usuários em áreas estratégicas. Na Rua Paulino Raposo, câmeras externas detectaram movimentação suspeita de um homem que tentou fugir ao perceber a presença da polícia. Durante a abordagem, ele foi encontrado com 17 frascos de “loló” e preso por tráfico de drogas. Dentro do Parque, outro jovem foi preso com seis papelotes de cocaína e um frasco de “loló”, após seu comportamento levantar suspeitas.

Todas as ocorrências foram registradas na Delegacia do Forró, instalada nas dependências do Parque do Povo, com estrutura reforçada da Polícia Civil para agilizar os procedimentos legais. O funcionamento ininterrupto do espaço permite que os flagrantes sejam formalizados com celeridade e que os policiais retornem rapidamente ao patrulhamento.

A coordenadora do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), coronel BM Jousilene Sales, destacou a importância da integração entre tecnologia e presença física das forças policiais. “O CICC nos proporciona uma visão estratégica em tempo real, o que tem sido fundamental para as prisões em flagrante e identificação de pessoas com restrições judiciais. Cada câmera instalada amplia nossa capacidade de resposta e nos permite atuar com precisão. O reconhecimento facial, por exemplo, tem mostrado sua efetividade ao impedir que foragidos da Justiça se misturem ao público. Nossa missão é garantir que a população possa aproveitar o São João com segurança, e é gratificante ver os resultados concretos de um trabalho técnico, planejado e voltado para o bem coletivo. As ações continuarão durante todo o período dos festejos juninos, com foco na prevenção, resposta rápida a incidentes e integração total entre os órgãos de segurança. A população pode contribuir com denúncias anônimas pelos números 190 [Polícia Militar] e 197 [Polícia Civil]”, ressaltou.

Atendimentos dos bombeiros – Durante a terceira semana de realização do Maior São João do Mundo, o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), por meio da 2ª Regional de Bombeiro Militar (2ª RBM), intensificou o trabalho preventivo e de resposta emergencial no Parque do Povo e áreas adjacentes, além de atuar em pontos estratégicos como o Distrito de Galante, os polos de festa e áreas com grande concentração de público. Entre os dias 9 e 16 de junho, foram 176 atendimentos pré-hospitalares realizados por socorristas e técnicos de enfermagem da corporação, em ocorrências como mal-estar, quedas, intoxicação alcoólica, cefaleias e ferimentos leves.

Secom-PB

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prazo de inscrição na edição única do Sisu 2026 termina nesta sexta

As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2026 terminam às 23h59 desta sexta-feira (23). É a…

23 de janeiro de 2026

PF mira aplicações de R$ 1 bilhão do Rioprevidência no Banco Master; diretores são alvo de buscas

A Polícia Federal (PF) iniciou nesta sexta-feira (23) a Operação Barco de Papel, dentro das investigações sobre o Banco…

23 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

Familiares denunciam possível troca de corpos durante velório na cidade de Santa Rita

Um caso chamou a atenção da imprensa paraibana na tarde de ontem (22), ocorre que…

23 de janeiro de 2026

Treze vence Pombal de virada e Campinense perde em casa para Nacional

O Treze conquistou a segunda vitória no Campeonato Paraibano 2026 e segue 100% na competição.…

23 de janeiro de 2026

Levantamento nacional aponta João Pessoa como a segunda capital brasileira com maior valorização imobiliária em 2025

Levantamento nacional divulgado ontem (22), pelo Instagram especializado em economia @econdescomplicada, elaborado Índice Fipezap, que…

23 de janeiro de 2026

Ministra da Cultura cumpre nesta sexta-feira agenda na Paraíba; veja a programação

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, cumpre agenda oficial em João Pessoa hoje (23), para…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464