Categorias: Policial

TJPB avança para implantar Central de Vagas no sistema penal da Paraíba

A Comissão Executiva instituída para implementar a Central de Regulação de Vagas da Paraíba (CRV/PB) recebeu, na quinta-feira (27), o coordenador nacional de Regulação de Vagas do Sistema Prisional, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Leandro Fonseca, para discutir a sistematização dos trabalhos já iniciados no Estado. A reunião tratou também sobre a adequação da proposta metodológica de implantação da CRV à realidade da Paraíba; as etapas e ações definidas para instalação do equipamento, entre outras políticas penais. O próximo passo será a assinatura de Ato Normativo para a devida implantação.

A Central de Regulação de Vagas (CRV) no sistema penal visa administrar a ocupação das unidades prisionais de forma sustentável, evitando a superlotação crítica e otimizando a gestão do sistema penitenciário estadual, proporcionando, também, melhor um cumprimento de pena mais eficiente e humanizado. A metodologia das CRVs consiste em 11 ferramentas, que envolvem tecnologia e gestão, e podem ser adaptadas às necessidades de cada unidade da federação.

O Senappen está apoiando a atuação da Comissão Executiva instituída para conduzir o processo da CRV na Paraíba, auxiliando no alinhamento dos objetivos e das ferramentas que serão adotadas, de modo a estabelecer uma compreensão comum entre todos os atores engajados na iniciativa.

Na ocasião, o coordenador nacional de Regulação de Vagas afirmou que as visitas técnicas visam fortalecer o diálogo entre os principais atores estratégicos responsáveis pela implementação do Plano Pena Justa, com foco na implantação da CRV/PB.

“Além disso, buscamos conhecer de perto os equipamentos disponíveis e a realidade das unidades prisionais, analisando desafios e boas práticas. Esse contato direto nos permite sugerir melhorias, absorver experiências locais e garantir que as ações desenvolvidas estejam alinhadas com as necessidades do sistema prisional paraibano”, elucidou Leandro Fonseca.

A colaboração com o Judiciário estadual paraibano teve início no ano de 2022. Em 2023, novas atividades foram desenvolvidas para diagnóstico das unidades prisionais do Estado e para customização de propostas e soluções. Em janeiro de 2025, foi assinado o Acordo de Cooperação Técnica entre TJPB, Corregedoria-Geral de Justiça (CGJ) e Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para implantação da CRV/PB.

Para a coordenadora do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF) do TJPB e da Comissão Executiva da CRV, juíza Aparecida Gadelha, a criação de novas vagas no sistema prisional não tem sido uma solução para a superlotação. “A metodologia adotada pelo CRV busca organizar os fluxos de entrada e saída do sistema, promovendo uma maior integração com alternativas à prisão”, analisou a magistrada.

A coordenadora da Comissão de implantação da CRV paraibana destacou, ainda, a importância de um olhar atento para a reintegração social, citando como exemplo o trabalho do Escritório Social. “Um equipamento que oferece acompanhamento responsável, garantindo acesso a políticas públicas e direitos essenciais para a retomada da vida em liberdade”, esclareceu.

Também participaram da reunião o supervisor do GMF/TJPB, desembargador Carlos Beltrão; a  assistente técnica estadual do Programa Fazendo Justiça do CNJ (área penal), Thabada Louise Almeida; a secretária executiva do GMF, Carmen Fonseca; os assessores técnicos Harlean de Oliveira e Ana Cláudia Marques e a consultora do Comitê Estadual de Políticas Penais, Clarissa Paranhos.

Fonte: Ascom/TJPB

Últimas notícias

Sem citar nomes, Veneziano demonstra preferência para que candidato a vice na chapa de Cícero Lucena seja de CG

O senador e presidente do MDB na Paraíba, Veneziano vital do Rêgo, cravou sua preferência…

29 de janeiro de 2026

Prefeito de Campina Grande nega pressão para apoiar pré-candidatura de Cícero Lucena ao Governo

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, negou nesta quinta-feira (29), estar sofrendo qualquer…

29 de janeiro de 2026

“Figurões” da política planejam retorno ao cenário nas eleições de 2026

Em ano eleitoral, alguns políticos de nomes históricos e polêmicos que já obtiveram vitórias nas…

29 de janeiro de 2026

Cabo Gilberto revela que vai tratar de pautas do Nordeste e estratégias da oposição durante visita a Bolsonaro

O deputado federal paraibano Cabo Gilberto Silva (PL), líder da bancada de oposição na Câmara…

29 de janeiro de 2026

Interessados têm até esta sexta-feira para solicitar permissão de instalação de camarotes da Via Folia, em JP

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), publicou no Diário…

29 de janeiro de 2026

Inmet amplia alerta de chuvas intensas para 50 cidades do Sertão da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou o alerta de chuvas intensas para 50 municípios…

29 de janeiro de 2026