Categorias: Policial

Série C: Magistrados da Paraíba protestam contra senador do Acre

PUBLICIDADE

O imbróglio envolvendo o Treze, de Campina Grande-PB, que retardou o início do Campeonato Brasileiro da Série C ganhou espaço também na esfera política. Nesta segunda-feira, a Associação dos Magistrados da Paraíba, publicou em seu site oficial uma nota de repúdio ao senador do Acre, Anibal Diniz (Partido dos Trabalhadores – PT) – foto – em relação a uma nota publicada no seu site no dia 6 de julho passado criticando duramente a juíza paraibana Ritaura Rodrigues, que condedeu duas liminares em defesa do Treze, de Campina Grande, que reivindica sua participação na Série C.
 

A verdade é que esta discussão deveria, desde o início, ficar restrita ao campo desportivo, portanto, dentro de seus canais normais, como a Federação Paraiabana, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio de Janeiro.

Mas por insistência da direção do Treze, o assunto foi levado ao campo jurídico, na base de liminares, e agora ganha espaço na esfera política.

A CBF pode ter errado ano passado quando eliminou o Rio Branco-AC da Série C, quando ele liderava o Grupo A, mas tentou uma medida na Justiça Comum. E fez, posteriormente, um acordo com o clube para não rebaixá-lo para a Série D. Ou seja, não optou pela punição máxima, mas puniu o clube de alguma forma. Já a defesa do Treze, ambora embassada, foi levada ao extremo por seus dirigentes, que se mostraram intransigentes e despreparados.

Ao colocar o clube no centro desta polêmica, onde outros tantos clubes foram prejudicados, o Treze gerou forte antipatia e pode ainda sofrer fortes sanções da CBF e da Fifa num futuro bem próximo.

Abaixo segue o manifesto da AMPB, que também cheira um forte ato de corporativismo.

Nota Pública da AMPB repudia acusações contra a juíza Ritaura Rodrigues

A Associação dos Magistrados da Paraíba, entidade representativa dos direitos e prerrogativas dos magistrados paraibanos, em decorrência de declarações do senador do Acre, Aníbal Diniz (PT), no dia 06 de julho de 2012 (http://www.anibaldiniz.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=735:em-defesa-do-rio-branco-na-serie-c&catid=2:artigos&Itemid=3), em que

 

ofende severamente a honra da juíza Ritaura Rodrigues Santana (foto), da 1ª Vara Cível de Campina Grande, vem a público se solidarizar com a magistrada que está sendo injustamente atacada pelo Senador da República que resolveu, de forma leviana, atacar a juíza, por meio de calúnias e acusações sem qualquer amparo na realidade, o que se revela como uma conduta totalmente imprópria para um senador.

Vale ressaltar que um senador tem o dever de respeitar as instituições democráticas e os seus membros, sendo-lhe vedado, por força do Código de Ética do Senado, utilizar de expressões ofensivas que venham a detratar outras autoridades constituídas, chamando-as de "desonestas" e "fanáticas". Difundir opiniões próprias, reconhecidamente inverídicas e infundadas que maculam a reputação da magistrada, motivada apenas por interesse em contenda que envolve jogos de futebol, traduz-se como atitude contrária ao decoro parlamentar.

A juíza Ritaura Rodrigues Santana desenvolve seu mister com independência e de forma honesta, respaldada, no caso concreto, em decisão do Superior Tribunal de Justiça, que lhe atribuiu competência para analisar o caso, não se admitindo que seja achincalhada por um senador do Acre que se volta contra a Justiça paraibana, em razão de uma decisão judicial contrária ao seu interesse esportivo.

A magistrada nunca foi a um estádio de futebol e, ao contrário do afirmado, não torce por nenhum time da Paraíba, vez que seu Estado de origem é o Ceará e, mesmo assim, não tem qualquer interesse em questões relacionadas a esse tipo de modalidade esportiva.
 

 

A AMPB repudia veementemente esse tipo de prática, baseada em declarações inverídicas que desrespeitam não só a senhora Ritaura Rodrigues Santana, magistrada digna e respeitada no meio forense, mas também o próprio Judiciário e o cidadão que espera dos seus representantes comportamentos altivos e respeitosos.

A AMPB irá disponibilizar para a juíza ofendida todos os meios legais necessários à defesa de sua dignidade e espera a devida retração do Senador para que prevaleça o respeito ao Poder Judiciário e aos seus juízes, como resguardo da Justiça, da ordem democrática e da independência da magistratura.

João Pessoa, 09 de julho de 2012.

Juiz Antônio Silveira Neto (foto ao lado)

Presidente da AMPB

 

Redação

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Criminosos tentam aplicar golpe usando imagem de coordenador da Defesa Civil de JP

O coordenador da Defesa Civil de João Pessoa, Kelson Chaves, divulgou um vídeo nessa sexta-feira…

24 de janeiro de 2026

Polícia prende em flagrante um dos autores do roubo a posto de combustível em Cuité

Em mais uma ação integrada, a Polícia Civil da Paraíba, em por meio da Delegacia…

24 de janeiro de 2026

João Azevêdo e ministra Margareth Menezes anunciam R$ 65 milhões para a cultura paraibana 

O governador João Azevêdo e a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participaram, nesta sexta-feira (23),…

24 de janeiro de 2026

Agências do INSS abrem para atendimento extra neste sábado e domingo

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para…

24 de janeiro de 2026

Litoral da Paraíba tem apenas um trecho impróprio para banho neste fim de semana

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgou nessa sexta-feira (23) o relatório de…

24 de janeiro de 2026

Aguinaldo Ribeiro garante ‘novidades nos próximos dias’ sobre federação entre Progressistas e União Brasil

Na Paraíba, lideranças das duas siglas especulam sobre quem vai ficar com a responsabilidade de…

24 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464