Categorias: Policial

Segurança: 110 dias sem assaltos e homicídios em Pedras de Fogo

PUBLICIDADE

 O trabalho estratégico da Secretaria de Segurança e da Defesa Social (Seds) tem rendido bons resultados para a segurança no Estado. O município de Pedras de Fogo, na Zona da Mata sul paraibana, por exemplo, está há 110 dias sem registros de assaltos e homicídios. A cidade, que faz divisa com Itambé, em Pernambuco, por muito tempo foi marcada pela violência, inclusive provocada pela ação de grupos de extermínio. Hoje, com projetos que contam com o apoio da população, os militares têm conseguido manter zerados os casos de violência.

A presença reforçada da polícia no município teve início em meados de outubro passado, quando equipes da ONU ressaltaram a violência registrada na divisa da Paraíba com Pernambuco, com destaque para a região de Pedras de Fogo. O Governo do Estado, então, realizou mudanças no comando do policiamento da área e ampliou de dois para cinco o número de viaturas na cidade, além de ampliar de 36 para 46 a quantidade de policiais e adquirir mais armamento para a corporação.

“A partir daí, começamos a trabalhar com policiamento ostensivo e comunitário, nas diversas comunidades de Pedras de Fogo. Iniciamos o Linha Direta, projeto pelo qual a população pode ligar diretamente para as viaturas, repassando informações. Isso tornou as respostas à população mais rápidas, acabando com qualquer burocracia”, explicou o capitão C. Lima, da 2ª Companhia de Polícia, integrante do 8º Batalhão da PM.

As equipes policiais ficaram mais próximas dos moradores, fazendo rondas em pontos e horários específicos do município, inclusive na Zona Rural. Juntas, as ações foram cruciais para zerar os assaltos e homicídios em Pedras de fogo.

“O final de ano era o período mais temido pela população local, pois sempre havia muitos assaltos, principalmente ao comércio. Pessoas eram abordadas por criminosos até em portas de igrejas. Nos últimos quatro meses, isso mudou. A população virou parceira da polícia. Os moradores se sentem seguros, se reúnem nas calçadas para conversar, jogar dominó, e andam tranquilos pelas ruas”, acrescentou.

Bayeux – O município de Bayeux, na Grande João Pessoa, também tem somado os resultados positivos do trabalho estratégico da PM. Durante todo o mês de janeiro, a cidade não registrou sequer um homicídio. De acordo com o capitão Carlos Magno, da 2ª Companhia do 1º Batalhão, diante da atuação policial, o número de mortes no município vinha caindo desde dezembro passado, chegando a zero durante o primeiro mês de 2012.

Ele disse que a polícia está seguindo as diretrizes do Comando Geral e agindo para sufocar o tráfico, estourando bocas de fumo, além de combater irregularidades por meio do trânsito, fazendo abordagens, em especial, a motocicletas. “Levantamentos nossos indicaram que a maioria dos homicídios registrados na cidade era provocada por duplas armadas em motos”, contou.

Mas as ações não se resumem a isso. As rondas por todas as partes da cidade se tornaram mais frequentes, aproximando, também, a polícia da população. “Estamos empenhados, a todo instante. Seguimos trabalhando em cima de novas estratégias, baseadas em denúncias que temos recebido da sociedade”, disse.

Planejamento Estratégico – Segundo o coronel da Polícia Militar, Jeferson Pereira da Costa e Silva, do Comando da Região Metropolitana, conforme planejamento estratégico da Secretaria de Estado da Segurança e Defesa Social (Seds) para o biênio 2011/2012, uma das metas das polícias Militar e Civil é reduzir em 10% os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI). “Semanalmente, todos os comandantes se reúnem duas vezes: na quinta-feira, para traçar o plano de ações para o final de semana, e na segunda para avaliar o que foi feito, corrigindo o que não deu certo e reforçando o que foi positivo”, explicou.

No planejamento de cada ação, os policiais buscam responder a cinco questões básicas: 1) onde o crime ocorre; 2) quem comete; 3) quem é o alvo; 4) como acontece; e 5) onde acontece. “Com essas respostas, traçamos um gráfico e planejamos os trabalhos, aplicando o policiamento de forma estratégica. Isso tem dados resultados bastante positivos”, disse, acrescentando que todas as ações são executadas de forma itinerante. “Essa é a nova maneira de fazer policiamento, traçando ações de forma técnica e as executando de surpresa, pois os bandidos também tentam monitorar a polícia. O saldo positivo que estamos alcançando aponta que estamos no caminho certo”, concluiu.

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereador de Santa Helena é atacado com barra de ferro dentro da própria casa no Sertão paraibano

Uma ação rápida de moradores impediu que um ataque contra o vereador Rogério Leite (PSB),…

28 de dezembro de 2025

Governo Federal libera saque-aniversário do FGTS a partir desta segunda

A Caixa Econômica Federal inicia na próxima segunda-feira (29), o pagamento dos valores do FGTS que estavam bloqueados para…

28 de dezembro de 2025

Cícero comemora sucesso do ‘Celebra João Pessoa’ e destaca potencial da capital para grandes eventos

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), comemorou o sucesso do ‘Celebra João Pessoa’…

28 de dezembro de 2025

Bolsonaro apresenta crise de soluços e pressão alta após procedimento

O ex-presidente Jair Bolsonaro apresentou nova crise de soluços e elevação da pressão arterial na…

28 de dezembro de 2025

Pilotos e comissários aprovam acordo e não haverá greve na aviação brasileira

Pilotos e comissários de bordo aprovaram o acordo coletivo e não haverá greve na aviação…

28 de dezembro de 2025

Mais de 100 kg de maconha são apreendidos pela Polícia Militar em ponto de venda de drogas na capital

Neste domingo (28), policiais da Força Tática do 5º Batalhão da Polícia Militar apreenderam uma…

28 de dezembro de 2025