Secretaria de Segurança da PB fará força-tarefa para concluir inquéritos com mais de 3 anos

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba requisitou à Secretaria de Segurança Pública (Seds) a adoção de providências para o levantamento e a conclusão de todos os inquéritos policiais instaurados há mais de três anos, em três delegacias distritais de João Pessoa. Em reunião ocorrida na última sexta-feira (10/06), os delegados responsáveis pela área anunciaram a formação de uma força-tarefa com o objetivo de atender a requisição ministerial no sentido de exaurir o trâmite dos inquéritos nas 4ª, 9ª e 11ª DDs, tendo por marco temporal o ano de 2019 e anos anteriores. O esforço concentrado se estenderá até junho do próximo ano.

A reunião foi presidida pela 55ª promotora de Justiça de João Pessoa, Gláucia Maria de Carvalho Xavier, que explicou a importância e a necessidade de estabelecimento de metas urgentes, objetivando cumprir a determinação da Corregedoria Nacional do Ministério Público, quanto à conclusão de inquéritos policiais. Participaram do encontro os delegados de Polícia Civil: Rodolfo Santa Cruz, Emília Oliveira Mello Ferraz, Fábio Pontes, Maria Vanderleia Gadi, Luísa Nascimento Correia Lima, Iumara Gomes e Carlos Alberto Ferreira da Silva.

Cronograma

Ficou definido que a força-tarefa no âmbito das três distritais começará no próximo dia 4 de julho, pela 9ª DD com os trabalhos nessa área sendo concluídos até 4 de outubro. Entre os dias 5 e 31 de outubro, será feita uma avaliação das ações desenvolvidas, bem como o planejamento das próximas etapas. Na 4ª DD, os trabalhos serão executados entre 1 de novembro e 30 de janeiro de 2023. Do dia 1 de fevereiro a 2 de março de 2023 será realizada a avaliação e planejamento para os trabalhos na 11ª DD, que terão início em 6 de março e encerramento em 6 de junho de 2023.

Também ficou acertado que, durante o planejamento e a execução da força-tarefa, serão realizadas reuniões junto ao Ministério Público para avaliar o desenvolvimento dos trabalhos. A promotora Gláucia Xavier também requereu a implementação de uma política criminal especialmente voltada para a persecução de crimes violentos letais e intencionais (CVLI), ocorridos nas áreas das três delegacias da Capital, nas quais a representante do MP tem atuação. Os representantes da Seds disseram que o programa ‘Paraíba Unida pela Paz’ em execução no Estado tem o foco de priorizar a atuação da Polícia Judiciária na repressão qualificada dos CVLI no território estadual e tem atingido índices de redução da criminalidade.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Emoção e talento encantam público no Festival de Ginástica Artística do Campeões do Amanhã

Um espetáculo de talento e movimento encantou o público presente nas arquibancadas do ginásio do…

27 de abril de 2024

Jovem é morto em barbearia no Litoral Sul da Paraíba logo após fazer live

As polícias Civil e Militar estão investigando o assassinato de um jovem conhecido apenas como…

27 de abril de 2024

“Facilitador do acesso ao Ensino Superior” comemora Wilson Filho após publicação de lei do passe livre no dia do Enem

O deputado estadual Wilson Filho expressou sua satisfação com a promulgação de uma nova lei,…

27 de abril de 2024

Alerta de chuvas intensas para Litoral e Agreste da Paraíba é emitido pelo Inmet

Neste sábado (27), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta amarelo para…

27 de abril de 2024

Homem é detido pela Polícia Federal com R$ 1.000 em notas falsas em Patos

Um homem foi detido pela Polícia Federal em Patos, no Sertão da Paraíba, após ser…

27 de abril de 2024

Sete membros de uma família são detidos por envolvimento na morte de idoso em CG

Sete pessoas de uma mesma família foram presos sob suspeita de ligação com o assassinato…

27 de abril de 2024