Secretaria de Segurança da PB fará força-tarefa para concluir inquéritos com mais de 3 anos

PUBLICIDADE

O Ministério Público da Paraíba requisitou à Secretaria de Segurança Pública (Seds) a adoção de providências para o levantamento e a conclusão de todos os inquéritos policiais instaurados há mais de três anos, em três delegacias distritais de João Pessoa. Em reunião ocorrida na última sexta-feira (10/06), os delegados responsáveis pela área anunciaram a formação de uma força-tarefa com o objetivo de atender a requisição ministerial no sentido de exaurir o trâmite dos inquéritos nas 4ª, 9ª e 11ª DDs, tendo por marco temporal o ano de 2019 e anos anteriores. O esforço concentrado se estenderá até junho do próximo ano.

A reunião foi presidida pela 55ª promotora de Justiça de João Pessoa, Gláucia Maria de Carvalho Xavier, que explicou a importância e a necessidade de estabelecimento de metas urgentes, objetivando cumprir a determinação da Corregedoria Nacional do Ministério Público, quanto à conclusão de inquéritos policiais. Participaram do encontro os delegados de Polícia Civil: Rodolfo Santa Cruz, Emília Oliveira Mello Ferraz, Fábio Pontes, Maria Vanderleia Gadi, Luísa Nascimento Correia Lima, Iumara Gomes e Carlos Alberto Ferreira da Silva.

Cronograma

Ficou definido que a força-tarefa no âmbito das três distritais começará no próximo dia 4 de julho, pela 9ª DD com os trabalhos nessa área sendo concluídos até 4 de outubro. Entre os dias 5 e 31 de outubro, será feita uma avaliação das ações desenvolvidas, bem como o planejamento das próximas etapas. Na 4ª DD, os trabalhos serão executados entre 1 de novembro e 30 de janeiro de 2023. Do dia 1 de fevereiro a 2 de março de 2023 será realizada a avaliação e planejamento para os trabalhos na 11ª DD, que terão início em 6 de março e encerramento em 6 de junho de 2023.

Também ficou acertado que, durante o planejamento e a execução da força-tarefa, serão realizadas reuniões junto ao Ministério Público para avaliar o desenvolvimento dos trabalhos. A promotora Gláucia Xavier também requereu a implementação de uma política criminal especialmente voltada para a persecução de crimes violentos letais e intencionais (CVLI), ocorridos nas áreas das três delegacias da Capital, nas quais a representante do MP tem atuação. Os representantes da Seds disseram que o programa ‘Paraíba Unida pela Paz’ em execução no Estado tem o foco de priorizar a atuação da Polícia Judiciária na repressão qualificada dos CVLI no território estadual e tem atingido índices de redução da criminalidade.

 

Da Redação com Assessoria

PUBLICIDADE

Últimas notícias

De olho nas eleições suplementares em Cabedelo, Barbosa quer oficializar candidatura antes do Natal

O presidente da Companhia Docas da Paraíba, Ricardo Barbosa, confirmou nessa sexta-feira (19) que é…

19 de dezembro de 2025

Após prefeito revogar artigo, Procuradoria de JP pede que o TJPB suspenda inconstitucionalidade da Lei do Gabarito

Após o prefeito Cícero Lucena editar Medida Provisória, nessa quinta-feira (18), revogando o artigo 62,…

19 de dezembro de 2025

Homem é esfaqueado após presenciar discussão de casal em JP

Um homem foi esfaqueado na noite dessa quinta-feira (18) enquanto voltava do trabalho para casa,…

19 de dezembro de 2025

MPPB determina religamento imediato de energia em hospital de Campina Grande

O Ministério Público da Paraíba (MPPB), por meio da Promotoria de Defesa dos Direitos do…

19 de dezembro de 2025

“Nada de construir espigão na nossa cidade” diz Cícero ao negar flexibilização para prédios altos na orla de JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), se pronunciou nesta sexta-feira (19) sobre a…

19 de dezembro de 2025

Mais dois suspeitos de ataque a tiros na Praia de Ponta de Campina são presos

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, na manhã desta sexta-feira (19), dois homens suspeitos de…

19 de dezembro de 2025