Foto: Reprodução / Receita Federal
A Receita Federal do Ceará interceptou, nesta sexta-feira (20), uma carga contendo 66 quilos de barbatanas de tubarão-azul, avaliada em R$ 1 milhão. O produto, que saiu de João Pessoa com destino a São Luís, no Maranhão, foi identificado e retido durante inspeção em Fortaleza.
Segundo informações da Receita, a carga estava sendo monitorada desde sua saída da capital paraibana. A suspeita é de que as barbatanas seriam enviadas ilegalmente ao Oriente por meio do Porto de São Luís. A pesca direcionada de tubarões é proibida no Brasil, permitindo apenas a comercialização de animais capturados incidentalmente. Porém, o alto valor das barbatanas no mercado ilegal internacional, onde podem alcançar até U$ 3 mil dólares por quilo, torna essa prática comum e lucrativa.
O produto é altamente valorizado na culinária oriental, classificado como uma iguaria de luxo. Devido ao valor e à raridade, a pesca ilegal de tubarões representa uma séria ameaça à conservação das espécies.
A Receita Federal informou ainda que a carga será entregue ao Ibama para a adoção das providências administrativas cabíveis. Além disso, toda a documentação será encaminhada às autoridades policiais para investigação, identificação dos envolvidos e responsabilização criminal.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (18),…
O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, com base em intormações da ANEEL (Agência Nacional…
A posse de Gustavo Feliciano como ministro do Turismo está prevista para acontecer na próxima…
O governador João Azevêdo (PSB), afirmou nesta quinta-feira (18), que a aproximação do prefeito de…
O deputado estadual Branco Mendes (Republicanos) minimizou, nesta quinta-feira (18), as críticas pesadas feitas por…
O ex-governador Ricardo Coutinho (PT) afirmou, nesta quinta-feira (18), que não será convencido pelo presidente…