Categorias: Policial

Quase 3 mil UPPs serão construídas no Brasil

PUBLICIDADE

Nos próximos quatro anos, serão investidos R$ 1,6 bilhão para a construção de 2.883 unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em todo país. De acordo com o secretário executivo do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira, já há recursos previstos para o início das obras no orçamento de 2011.

Durante a campanha eleitoral, a presidenta eleita, Dilma Rousseff, garantiu que o modelo das UPPs cariocas será expandido para todo o país. O assunto está sendo tratado pela equipe de transição do Ministério da Justiça. “A presidenta vem colocando como prioridades do seu governo a questão da saúde e da segurança”, garantiu Teixeira.

De acordo com ele, as obras das UPPs estão previstas também no segundo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). “A UPP é um nome específico do Rio de Janeiro. Chamamos de Posto Policial Comunitário, que é um genérico. Já temos orçamento para o ano que vem para construção de 40% do total previsto para os próximos quatro anos”, disse Teixeira à Agência Brasil.

Cada posto de policiamento será equipado com duas viaturas, duas motocicletas e uma central de inteligência e videomonitoramento para que os policiais possam atuar na região com melhores condições de tecnologia. “É uma atuação que vai reverter o quadro de segurança pública no país. A presença do efetivo policial e dessas estruturas por si só já transformam”, disse.

O secretário executivo do Pronasci, que também faz parte do grupo de transição do Ministério da Justiça, afirmou que o processo transitório entre os governos será tranquilo. “A transição no Ministério da Justiça não começou formalmente. Estamos esperando a sinalização da coordenação de transição, mas é claro que existe toda uma proximidade entre os dois governos.”

Além dos postos policiais, também serão construídos 800 centros de Referência da Juventude, que vão agregar ações de segurança, cultura e esporte para crianças e adolescentes de áreas de risco. “Temos a previsão de outros R$ 1,6 bilhão para a estruturação dos centros, que serão instalados prioritariamente nas áreas de maior conflito”.

Segundo Teixeira, Dilma colocou o Pronasci na pauta de ações para os próximos quatro anos. “O que irá consolidar aquela mudança que as UPPs proporcionam serão os projetos sociais de caráter preventivo, que trazem o jovem à cultura, à educação e ao esporte. Se ficarmos somente com o policiamento, nós teremos vida breve e não vida longa na grande mudança de paradigma que isso proporciona nas áreas de maior conflito.”

 

Agência Brasil

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Trens urbanos de João Pessoa não irão circular no feriado do Dia do Trabalhador

A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) de João Pessoa divulgou um comunicado nesta segunda-feira…

29 de abril de 2024

Caminhão tomba e motorista fica ferido, na BR-230 em Campina Grande

Um acidente envolvendo um caminhão deixou o motorista ferido e parcialmente interditou a BR-230, em…

29 de abril de 2024

Casa de shows em João Pessoa é interditada pelos Bombeiros após desabamento durante festa

Uma casa de shows localizada no bairro do Portal do Sol, em João Pessoa, foi…

29 de abril de 2024

Em JP, Daniella Ribeiro é homenageada por representantes dos setores de turismo e eventos

A senadora Daniella Ribeiro foi homenageada nesta segunda-feira (29), em João Pessoa, por empresários do…

29 de abril de 2024

Força-tarefa de Combate ao Crime Organizado prende homem por roubos e homicídios em João Pessoa

Um homem de 63 anos, identificado pelas iniciais J.R.A.F., foi preso na tarde da última…

29 de abril de 2024

BALANÇO: Polícia Militar apreende 36 armas e intensifica ações contra a criminalidade na Paraíba

A atuação firme da Polícia Militar da Paraíba no combate à criminalidade resultou na apreensão…

29 de abril de 2024