Categorias: Policial

PRF fecha cerco contra imprudência no Sertão da Paraíba

PUBLICIDADE

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deflagrou da última sexta-feira até a noite deste domingo a Operação Duas Rodas na BR-230. As abordagens aconteceram nos municípios de Patos, Santa Luzia, Condado, Malta e Santa Terezinha e priorizou a fiscalização de motocicletas e ciclomotores. Durante toda a ação, mais de 100 veículos foram fiscalizados e 227 autos de infração foram emitidos.

 

A ação faz parte do calendário anual de operações da PRF e tem como objetivo retirar de circulação os condutores imprudentes como também intensificar a fiscalização de veículo duas rodas por conta do Período Carnavalesco que acontecerá no final do mês de Fevereiro de 2017.

 

As estatísticas de acidentes envolvendo esse tipo de veículo causam preocupação devido ao grau de letalidade. Em 2016 mais de 44% dos óbitos registrados nas rodovias federais que cortam a Paraíba foram decorrentes de acidentes envolvendo veículos de duas rodas. As estatísticas mostram também que 38,5% % dos acidentes registrados no ano passado, pelo menos um veículo envolvido era motocicleta ou ciclomotor. Além disso, nos acidentes em que esse tipo de veículo se envolve, 60,3% dos feridos são considerados graves.

 

Em apenas três dias de trabalho diversas irregularidades foram verificadas e 227 autos de infrações foram extraídos. A maioria por condutor dirigir inabilitado e a falta do uso de capacete. Além disso, foram feitos 71 testes de bafômetro, onde 13 condutores acabaram autuados; sendo três presos. 56 veículos foram recolhidos ao pátio da PRF por apresentar alguma irregularidade; destes, 52 eram duas rodas.

 

Os trabalhos de fiscalização à veículos duas rodas estão tornando-se parte indispensável no planejamento das ações de operações da PRF. O chefe da Seção de Policiamento e Fiscalização da PRF na Paraíba, Eduardo Guimarães, afirma o porquê desta necessidade. “As estatísticas revelam uma realidade cada vez mais cruel, onde pessoas, na maioria de jovens, perdem a vida no trânsito por negligenciarem as regras mais elementares de circulação e segurança. E este público compõe justamente os usuários de veículos duas rodas”, pontuou o Guimarães. Ele disse ainda que é por conta desta realidade que operações como estas continuarão a acontecer em vários pontos da Paraíba ao longo do ano.


Redação com Assessoria

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

João nega conversas com deputado Romero para aliança em CG e reforça que nome da oposição deve sair próximo mês

Em meio às movimentações políticas para as eleições municipais em Campina Grande, o governador João…

6 de maio de 2024

Em sessão especial, Assembleia Legislativa da Paraíba discute organização do trabalho de ambulantes na Paraíba

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta segunda-feira (06), para…

6 de maio de 2024

EXCLUSIVO: Cobrança de estacionamento no Unipê põe em risco participação de atletas em projeto social da Prefeitura de JP

A cobrança de estacionamento no campus do Unipê em João Pessoa, que entrou em vigor…

6 de maio de 2024

Homem que deu calote em motel de Cabedelo é preso na casa dos pais, em João Pessoa

Na tarde desta segunda-feira (6), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de dar calote…

6 de maio de 2024

Lucas Ribeiro evita analisar estratégia do PSB em Santa Rita, mas já admite ruptura com PP na cidade

Durante entrevista nesta segunda-feira (06), o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro (Progressistas), sinalizou que seu…

6 de maio de 2024

CDL de Campina Grande se torna ponto de arrecadação para donativos à população atingida pelas chuvas no RS

A CDL Campina Grande e a Azul Linhas Aéreas estão mobilizadas para prestar apoio às…

6 de maio de 2024