O período de chuva está iniciando e com ele a necessidade de redobrar a atenção para evitar acidentes de trânsito. Buscando prevenir acidente, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) passa algumas orientações importantes para esse período chuvoso.

A chuva é fenômeno climático considerado uma condição adversa à dirigibilidade. Com a pista molhada, o atrito do pneu com o asfalto diminui e a visibilidade também fica comprometida. Esses fatores, associados ao mau estado de conservação do veículo, velocidade incompatível para o momento e pouca distância de segurança do automóvel da frente são as principais causas de acidente nesse período. 

Aquaplanagem – Um fenômeno que pode ocasionar acidentes graves, como saídas de pista e capotamentos, é a aquaplanagem. A aquaplanagem ocorre quando um veículo ao passar por uma camada de água perde o atrito com o asfalto e desliza, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel. Para evitar uma aquaplanagem é fundamental que os pneus estejam em boas condições e que a velocidade seja compatível com a condição de dirigibilidade. Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve tornando-se muito difícil de controlar o veículo. Os procedimentos corretos nesse caso são: segurar com firmeza o volante, sem virar. Rodas viradas para um dos lados podem levar ao capotamento quando a aderência voltar a existir entre os pneus e a pista; tirar o pé do acelerador e diminuir a velocidade, mas sem frear bruscamente, pois se as rodas estiverem travadas no momento que voltar o contato dos pneus com a pista, o carro se desgovernará e manter a calma. 

Algumas dicas importantes devem ser adotadas para dirigir no período chuvoso. Veja algumas delas:

Antes de dirigir

– Verificar as condições dos pneus. Pneus popularmente conhecidos como carecas podem provocar acidentes graves.
– O estado de funcionamento do limpador do pára-brisa e a água do reservatório de limpeza do vidro devem ser verificados. Borrachas das paletas dos limpadores desgastadas comprometem a limpeza dos vidros e consequentemente dificultam a visibilidade.
– O sistema de iluminação do veículo deve estar funcionando corretamente. Os faróis devem ser mantidos acesso durante todo o período que o motorista estiver dirigindo em rodovias. Isso facilita a visibilidade.

Enquanto dirige

– Reduzir a velocidade com a pista molhada. A velocidade de condução do veículo deve ser regulada de acordo com as condições de dirigibilidade do momento.
– Manter distância de segurança do veículo que segue a frente. Com chuva, o tempo de resposta dos freios aumentam.
– Nunca pare sobre a pista de rolamento. Os acostamentos devem ser utilizados apenas como última alternativa.
– Em caso de chuvas muito forte, que comprometam a visibilidade, busque locais seguros para parar, tais como postos de combustíveis ou uma Unidade Operacional da PRF.
– Em caso de emergência, entre em contato com a PRF através do telefone de emergência 191. 

Assessoria de Comunicação da PRF

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Tentativa de assalto em JP termina com um homem morto e outro é baleado

A Polícia Militar (PMPB) investiga uma tentativa de assalto realizada na noite de ontem (08),  às margens da BR-101 sentido Conde, na Grande João Pessoa, quando um homem morreu e…

Acusado de estelionato em SP é preso suspeito de aplicar golpes em CG

A Polícia Militar prendeu, em Campina Grande, um homem do estado de São Paulo, suspeito de estelionato, que agia fingindo ser funcionário de instituições bancárias. A prisão, que aconteceu na…