Categorias: Policial

Preso em operação da PF é morto a tiros em João Pessoa

PUBLICIDADE

 Um dos presos na Operação Squadre, realizada pela Polícia Federal em 2012, foi morto a tiros na tarde desta sexta-feira (20) na Avenida Beira-Rio, em João Pessoa. De acordo com a delegada de Homicídios da capital, Roberta Neiva, será investigado se a morte tem relação com a participação da vítima na lista dos presos na operação que combateu grupos de extermínio no estado.

Um dos dois suspeitos do homicídio foi preso poucos minutos depois do crime. O homem de 24 anos foi flagrado por uma equipe da Polícia Militar assassinando o homem preso na Operação Squadre. Ele e um outro suspeito, estavam em uma motocicleta e foram perseguidos pela Polícia Militar. O major Pablo Cunha conseguiu balear o suspeito que seguia no passageiro e prendê-lo no bairro da Torre. De acordo com o major, o criminoso estava portando uma pistola e tinha ameaçado resistir à prisão.
O suspeito, atingido nas costas, foi atendido pelo Samu e encaminhado para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Conforme boletim médico divulgado pela unidade às 17h (horário local), o suspeito passou por procedimentos médicos de emergência e seguia internado em estado de saúde regular.

De acordo com a delegada titular de Homicídios de João Pessoa, Roberta Neiva, as informações sobre o caso ainda são superficiais. “Não temos maiores informações, apenas o primeiro nome da vítima e que ela fui um dos presos pela ‘Squadre’. Vamos investigar para identificar se o fato há relação com a morte”, explicou Roberta Neiva.
O outro suspeito de participação no homicídio, o responsável por conduzir a motocicleta em que estava o homem de 24 anos baleado e preso, ainda é procurado pela polícia. Ainda de acordo com a delegada de Homicídios, após ser liberado do hospital, o suspeito deve ser autuado por homicídio e levado para um presídio de João Pessoa.

Relembre a "Operação Squadre"
A Operação Squadre foi deflagrada há cerca de um ano pela Polícia Federal na Região Metropolitana de João Pessoa e mandados também foram cumpridos no estado de Pernambuco. Um mês depois da ação policial, o Ministério Público denunciou criminalmente 38 envolvidos. Eles respondem na 7ª Vara Criminal da capital paraibana.

Entre os investigados na Squadre estavam integrantes de três diferentes milícias. A primeira, composta por policiais militares e civis, um agente penitenciário e particulares, que atuavam como grupo de extermínio, principalmente na região metropolitana de João Pessoa. Segundo a Polícia Federal, as vítimas eram, em geral, presos e ex-presidiários, assassinados em razão de acertos de contas.
O outro grupo era comandado por oficiais da Polícia Militar e realizava segurança privada clandestina, bem como comércio ilegal de armas e munições. O grupo criminoso contava também com o apoio de um delegado da Polícia Civil da Paraíba.

A outra quadrilha, de milicianos, era formada por policiais civis, policiais militares e um agente penitenciário, que atuava extorquindo traficantes de drogas, assaltantes de banco e outros.

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

“Desculpa de perdedor”, dispara Wellington Roberto após acusações de Nilvan Ferreira sobre falta de apoio em 2022

O deputado federal Wellington Roberto (PL) respondeu, nesta sexta-feira (12), às declarações feitas pelo comunicador…

12 de dezembro de 2025

Wilson Santiago confirma alinhamento para representante do Republicanos presidir próximos dois biênios da ALPB

O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) confirmou, nesta sexta-feira (12), que já existe um entendimento…

12 de dezembro de 2025

Ministro da Educação, Camilo Santana cumpre agenda em JP, CG e Bayeux na próxima semana

Na próxima segunda-feira (15), o ministro da Educação, Camilo Santana desembarca no Agreste paraibano, na…

12 de dezembro de 2025

Natal Iluminado: PMCG celebra Dia do Forró no Parque Evaldo Cruz; confira programação

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Cultura, realiza neste sábado, 13,…

12 de dezembro de 2025

Obras da Orla Sul devem ser concluídas em fevereiro de 2026, avalia Cícero Lucena

O projeto Orla Sul, de duplicação de vias e urbanização em toda extensão do acesso…

12 de dezembro de 2025

Aposentados e pensionistas da PB já receberam de volta mais de R$ 73 milhões por descontos não autorizados do INSS

Mais de R$ 73,56 milhões já foram devolvidos pelo Governo do Brasil a aposentados e…

12 de dezembro de 2025