A Paraíba o tempo todo  |

Presidente nacional do PT vai buscar cúpula do MDB por vice na chapa de Lula

Print redes sociais do Infomoney

Em entrevista à mídia nacional o presidente do PT, Edinho Silva, afirmou ontem (05), que deve pedir um encontro com o presidente do MDB, Baleia Rossi, para discutir a possibilidade de que a sigla ocupe a vice-presidência na chapa de reeleição de Lula nas eleições deste ano.

Segundo Edinho ainda não há data para a reunião. O principal interesse do PT, neste momento, seria ter Renan Filho (MDB-AL), atual ministro dos Transportes, na vice. No grupo dos defensores da aliança entre Lula e o MDB estão, além dos ministros, os ex-presidentes do Senado Renan Calheiros (AL), Jader Barbalho (PA) e Eunício Oliveira (CE), Veneziano Vital do Rêgo (PB) além do senador Eduardo Braga (AM). Aqui na Paraíba, o MDB, liderado pelo senador e pré-candidato à reeleição Veneziano é aliado a Lula e tenta buscar a sigla para apoiar a pré-candidatura a governador do atual prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (MDB).

A ala governista do partido avalia, porém, que a cúpula do PT está demorando muito para iniciar as conversas em torno da possível aliança. A decisão de compor com Lula teria que ser submetida à Executiva Nacional e pelo menos 15 estados são contra o PT.

A decisão também depende de Lula, que, segundo fontes do MDB, nunca chamou Baleia para conversar durante seu mandato. Apesar da resistência interna dos emedebistas, o PT pretende avançar nas conversas e construir um cenário favorável.

Segundo o portal infomoney, há uma percepção no entorno de Lula de que a única chance de atrair o MDB é com a oferta do posto de vice. Por isso, o presidente se mostraria disposto a sacrificar Alckmin, apesar de costumar elogiar o seu desempenho no posto. Nesse caso, o atual vice-presidente poderia disputar o Senado ou o governo de São Paulo. A conta dos petistas para investir em uma chapa com o MDB é voto, além de tempo de TV.

Os dirigentes também devem conversar sobre a situação da atual ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB-RS), que tem cogitado se candidatar ao Senado Federal por São Paulo, compondo com partidos da base governista. Outra opção seria pelo Mato Grosso do Sul, seu estado. A vaga que será ocupada pelo próximo vice de Lula pode pavimentar o caminho para o possível sucessor nas eleições de 2030, caso seja reeleito no pleito deste ano.

Redação

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe