Por pbagora.com.br

A Polícia Judiciária de Portugal, através da Unidade Nacional de Combate ao Tráfico de Estupefacientes, interceptaram um jatinho vindo do Brasil para o aeroporto de Lisboa com oito malas contendo mais de 170 kg de cocaína, avaliada em 6 milhões de euros, o que equivale a cerca de R$ 40 milhões. Foram presos três brasileiros e dois portugueses, com idades entre 26 e 44 anos, na operação realizada no dia 1º deste mês de outubro foi batizada de White-wing, e divulgada somente na última segunda-feira (12).

Segundo as autoridades portuguesas, a aeronave foi comprada pela organização criminosa especializada em tráfico internacional, exclusivamente transportar entorpecentes para a Europa, com o disfarce de operar viagens de luxo.

Os investigadores avaliaram que a cocaína apreendida seria suficiente para a composição de, pelo menos, 1,75 milhão de doses individuais da droga.

A polícia portuguesa disse que esta foi a primeira operação policial contra o tráfico que levou à apreensão de uma aeronave deste tipo em Portugal. A ação pode resultar em confisco do jatinho.

Disfarce luxuoso

Os traficantes atuavam disfarçados de viajantes executivos. E teriam tornado rotina fazer o mesmo trajeto do Brasil para Portugal carregando drogas. O destino final dos entorpecentes eram grandes países do mercado europeu.

Mesmo com as prisões, o investigador afirma que a organização criminosa continua atuando. “Infelizmente não se extinguiu ainda a organização. A investigação está a decorrer. Estes indivíduos [presos] fazem parte de uma organização que, presumimos nós, é bem maior. Até porque faltam esclarecer alguns dados”, concluiu Rui Sousa.

A Polícia Federal brasileira deflagrou a Operação Overload na semana passada, no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), que desarticulou uma quadrilha que despacha drogas em voos comerciais para Portugal, por meio de brechas logísticas. Entre outros artifícios, a droga chegou a ser enviada disfarçadas de refeições para o serviço de bordo.

Diário do Poder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas

Polícia intercepta rolezinho de motos e notifica participantes

A Polícia Militar interceptou um grupo com mais de 20 motociclistas que promoveram um ‘rolezinho’ com motos irregulares, inclusive praticando manobras perigosas, neste domingo (24), entre as cidades de Tavares…

Polícia prende suspeitos e impede furto de carga de eletrônicos em João Pessoa

Uma ação rápida da Polícia Civil da Paraíba impediu o furto de uma carga de aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, na madrugada desta segunda-feira (25), em João Pessoa. Criminosos invadiram um…