A Paraíba o tempo todo  |

Polícia totaliza 11 prisões por fraudes

 A Polícia Civil da Paraíba, por meio do trabalho da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) prendeu, na noite dessa terça-feira (23), após quase 24h de investigações, os vendedores Alexandre Fernandes da Silva, 28; e Inelcy Melo de Oliveira, 49; além de Jamesson Carlos Jerônimo Batista, 27, segurança privado, e sua companheira Raquel dos Santos Martins, 22, por fraudes na contratação de TV por assinatura.

 

Com a ação, a unidade especializada chega ao número de 11 prisões em 2016, por fraudes na contratação de serviços de telefonia/internet/TV por assinatura. “Essa foi a primeira vez que clientes que contrataram os serviços também foram presos, após confirmação de que não apenas tinham conhecimento das fraudes, mas atuaram diretamente, confirmando junto à equipe de auditoria da empresa os dados da terceira pessoa – vítima – utilizados na contratação”, ressaltou o delegado Lucas Sá, titular da DDF.

 

Segundo o policial, a DDF tomou conhecimento das fraudes na tarde da segunda-feira (22). “A vítima das condutas praticadas recebeu telefonemas da empresa de televisão, informando da existência de faturas em aberto [não pagas] em um endereço situado no bairro Funcionários I, local desconhecido para a vítima, motivo pelo qual ela procurou a delegacia para formalizar a denúncia, para que fossem tomadas as medidas cabíveis”, explicou o delegado.

 

Na manhã da terça-feira, a equipe da unidade policial começou a investigar os fatos, confirmando inicialmente que a linha contratada de maneira fraudulenta estava em plena atividade. Em seguida, o morador do endereço (Jamesson), que foi conduzido à DDF, negou ter conhecimento das fraudes praticadas. Os policiais então se deslocaram à empresa na qual a contratação foi realizada, identificando os vendedores Alexandre e Inelcy, como sendo os responsáveis pela contratação. A delegacia também localizou o áudio com a confirmação dos dados da vítima e o telefone da pessoa responsável.

 

A fraude – A DDF descobriu que os vendedores Inelcy e Alexandre abordaram os moradores Jamesson e Raquel, oferecendo um pacote completo de TV por assinatura, por um preço mais acessível, e afirmando que eles teriam apenas que confirmar os dados apresentados pelos vendedores, em nome de uma terceira pessoa. O pacote seria instalado regularmente, mas funcionaria por pouco tempo, em média de três meses, até que a vítima descobrisse as fraudes e cancelasse a contratação.

 

Os clientes que contratavam os serviços não fariam nenhum pagamento à empresa de TV, mas sim diretamente aos vendedores o valor de R$ 100. Existem informações de que os vendedores seriam reincidentes em condutas dessa natureza e que teriam vários clientes próprios, ou seja, vários clientes que utilizam informações de terceiras pessoas, repassando valores mensais aos suspeitos, em prejuízo das empresas de televisão e em prejuízo de pessoas inocentes, que têm seus dados utilizados de maneira criminosa.

 

A DDF informa à população que não apenas os empresários/funcionários são responsabilizados pelas fraudes e passíveis de prisão. Toda e qualquer pessoa que tenha contribuído para a execução das fraudes, inclusive os clientes que solicitaram e concordaram com a contratação e instalação dos equipamentos em nome de terceiras pessoas, tão logo sejam identificados, responderão criminalmente pelas mesmas condutas criminosas – falsidade ideológica, associação criminosa, podendo ser condenados a até oito anos de reclusão.

 

Secom-PB

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe