Por pbagora.com.br

Um subtenente e um sargento que respondem a processos criminais na Justiça foram expulsos da Polícia Militar da Paraíba. Os atos do comandante-geral da polícia, coronel Euller Chaves, com a expulsão foram publicados em edição do Diário Oficial do Estado com data de domingo (8), mas que circulou nesta terça-feira (11). O subtenente expulso é um dos presos na Operação Squadre, realizada em 2012, que desarticulou um grupo criminoso que atuava como milícia e vendia armas.

As decisões do comandante-geral têm por base pareceres do Conselho de Disciplina da Polícia Militar. Segundo os documentos, os expulsos contrariaram as regras do serviço policial “violando os deveres que lhe são impostos, ficando evidenciada a sua incapacidade de permanência nas fileiras da PMPB”. O sargento expulso responde por um homicídio ocorrido em dezembro de 2012 na cidade de Esperança, Agreste da Paraíba.

No caso do subtenente, o documento de expulsão destaca que a participação dele no esquema criminoso desarticulado na Squadre foi fundamental para a decisão de desligamento. O ato destaca que ficou comprovando seu envolvimento com “pessoas do submundo do crime visando o cometimento de vários delitos criminais tais como a atuação em grupo armado voltado à prática de atividades típicas de extermínio, posse, porte e comércio ilegal de armas e munições”.

Já com relação ao sargento, a PM afirma que ele agiu de forma despropositada e maculou o nome da instituição. É destacado no ato que o policial também tentou esconder que usou uma arma da corporação para cometer o crime que resultou no processo. “A atitude do militar se apresenta de extrema reprovabilidade social, haja vista que exerce a função de garantir a segurança pública”, diz um trecho da decisão.

 

 

G1PB

Notícias relacionadas

Delegada dá dicas e alerta sobre o perigo de ‘vantagens fáceis’ na web

Quando o assunto é cibersegurança, os bandidos quase sempre saem na frente. Há muitas razões para isso, começando pelo fato da segurança ser basicamente algo reativo, sem contar na desigualdade…

PRF na PB recupera veículo roubado no Ceará que circulava clonado no Sertão

A Polícia Rodoviária Federal na Paraíba recuperou, na noite da última segunda-feira (19), um veículo Fiat Uno roubado. A ação ocorreu durante fiscalização realizada na BR 230, próximo ao Parque…