A Paraíba o tempo todo  |

Polícia forma instrutores para programa de prevenção às drogas

 A Polícia Militar da Paraíba capacitou mais 37 policiais – sendo 36 da Paraíba e um da PM do Rio Grande – para serem instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Após 15 dias de qualificação para trabalhar a temática das drogas diretamente nas escolas, os militares receberam nesta sexta-feira (30) o certificado de conclusão do curso de instrutores.

“A visão da maioria dos gestores é investir em repressão, que é mais fácil. Mas quando a gente trabalha com prevenção, estamos evitando não só que os problemas surjam, como também que eles se propaguem e intensifiquem-se. Eu acredito muito na prevenção, que é o ponto que o Proerd atua. Ele favorece à resistência às drogas dentro das escolas, disseminando informações e conscientizando”, disse a madrinha do programa e primeira dama do Estado, Pâmela Bório.

Além dela, prestigiou a formatura, que aconteceu no auditório do Centro de Educação da PMPB, o comandante geral da corporação, o coronel Euller de Assis Chaves. “Os números mostram o crescimento do programa. Só no último ano, aumentamos em 100% o número de atendimentos, em relação ao ano anterior. Porém, mais importante do que ver esse número é constatar a aproximação desses policiais com a sociedade, sobretudo os jovens”, destacou o coronel.

Durante a solenidade, o diretor do Centro de Educação, coronel Marcos Alexandre Sobreira, também enfatizou a importância do Proerd dentro do eixo de prevenção. “É um trabalho baseado nos princípios da Polícia Solidária, um trabalho de proximidade com o jovem, feito com compromisso e amor dentro das próprias escolas. Afora isso, é um projeto já reconhecido na Paraíba e em todo o Brasil”, pontuou.

Ainda participaram da solenidade de conclusão do curso o coordenador e facilitador da turma (a segunda a ser formada este ano), o soldado da PM do Rio Grande do Norte, Pedro Antoniony; a coordenadora estadual do Proerd no Piauí, a major Maria Elizete de Lima; e a coordenadora Estadual do Proerd na Paraíba, a capitã Polyanna Laura.

O Programa – Em 13 anos de atuação na Paraíba, o Proerd já beneficiou 107.600 crianças e jovens, educando-os para resistir às drogas e à violência. No total, foram mais de 100 municípios já atendidos pelo programa, que acontece em 12 encontros com atividades lúdicas e de orientação.

As escolas que desejarem receber o Proerd podem fazer o requerimento através dos Conselhos Regionais de Ensino Municipal ou Estadual (no caso das escolas públicas) ou diretamente ao programa, por meio de ofício ao Comando Geral, localizado no Centro de João Pessoa. Outras informações também podem ser obtidas por meio do telefone 3262-3580 ou pelo e-mail [email protected].

 

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe