Categorias: Policial

Polícia deflagra operação de combate à pirataria em JP

A Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF) de João Pessoa deflagrou, nesta quarta-feira (26), a segunda fase da operação “Réplica “, criada para combater a pirataria. A ação, feita em parceria com o Departamento de Estado norte-americano, resultou na apreensão de dinheiro em espécie e três mil peças de mercadorias falsas, avaliadas em R$ 300 mil, caso fossem originais. Dois empresários chineses foram detidos. Eles são suspeitos de participar de um esquema internacional de comercialização de produtos falsificados.

De acordo com o delegado Lucas de Sá, da DDF, os empresários foram autuados pelos crimes contra patentes, previstos na Lei Nº  9.279/96. No entanto, eles ainda poderão responder pelos crimes de associação criminosa, lavagem de dinheiro e sonegação de tributos, a depender do resultado das investigações.

Os dois empresários foram identificados como Ye Wangping, de 52 anos e Xiangbin Fan, de 33 anos. Ao delegado, eles admitiram comercializar produtos falsificados há, pelo menos, três anos. Em poder de um deles, os policiais encontraram cerca de R$ 30 mil em espécie, sem nenhuma origem comprovada.

“A negociação de produtos piratas, segundo levantamento do Departamento de Estado norte-americano e da Interpol, movimentam 522 bilhões de dólares por ano, além de resultar na perda de 30 bilhões de reais por ano com arrecadação de impostos e na perda de 2 milhões de empregos formais. Além do prejuízo econômico, os valores obtidos com a venda  são utilizados para financiamento de condutas criminosas mais graves, como lavagem de dinheiro, crimes contra a administração pública, financiamento a organizações criminosas, dentre outros“, observou o delegado.

O delegado ainda destacou que o Brasil ocupa as primeiras posições no ranking mundial de prejuízos com a pirataria e ausência de fiscalização eficiente, a burocracia exigida pela legislação e a impunidade em grande parte dos casos contribui de maneira significativa para esta realidade.

A primeira fase da operação foi deflagrada em agosto de 2018 e resultou na prisão de dois empresários e a apreensão de produtos falsificados de duas marcas norte-americanas.

A nova fase da operação, deflagrada nesta quarta-feira (26) teve o objetivo de apreender produtos falsificados de outras quatro marcas. Esse combate  à pirataria ocorreu por meio da parceria da Polícia Civil da Paraíba, Departamento de Estado Norte-americano e escritório representante das marcas lesadas pelas adulterações.

O objetivo maior da operação é identificar os responsáveis pela produção /importação / negociação dos produtos falsificados, além de identificar os maiores beneficiados pelos lucros advindos desta conduta. A Polícia Civil dará continuidade às investigações, deflagrando novas etapas da operação, de acordo com a evolução das infestações e de acordo com as informações prestadas pelas marcas lesadas.

 

Secom

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026