Categorias: Policial

Polícia Civil orienta população sobre golpes em leilões de veículos

A Polícia Civil da Paraíba está orientando a população a adotar cuidados na hora de participar de leilões de veículos promovidos na internet. De acordo com a PC, criminosos estão usando a rede para divulgar falsos leilões virtuais e aplicar golpes que podem superar a marca dos R$ 100 mil.

Para a delegada Josenise Andrade, da Delegacia de Defraudações e Falsificações de João Pessoa, algumas medidas simples que podem ser adotadas por qualquer pessoa previnem as fraudes. “A pessoa que está interessada em participar de leilões na internet precisa fazer a visita aos veículos antes de qualquer pagamento. A visitação é um direito do interessado em arrematar o bem e deve ser feita antes de fazer qualquer pagamento”, observa a policial.

“Exigindo fazer a visita antes, o interessado evita de cair em golpe. Se o leilão for uma fraude, o criminoso não terá como apresentar o veículo para ser visitado”, completou.

A Polícia Civil informou que os sites de leilões oficiais seguem protocolos definidos em lei. Entre outras exigências, precisam ser organizados por leiloeiros cadastrados em Junta Comercial do Estado. A lista com o nome dos leiloeiros cadastrados na Junta pode ser consultada por qualquer cidadão. A medida pode ajudar a identificar os falsos leiloeiros.

Outra orientação da Polícia Civil é verificar o endereço virtual do site. Ele precisa ser concluído em “com.br“. “Os sites oficiais de leilões possuem o domínio terminado em ‘com.br‘.  Se houver alguma diferença é se o site for terminado apenas com o ” com” ou  “br/ br” ou qualquer outra variação, a pessoa deve desconfiar e não realizar nenhum lance neste site, porque provavelmente não é site idôneo “, recomendou a delegada.

Por último, a Polícia observa que a ausência do edital pode ser outro indício de fraude. “Todo leilão tem que ter um edital. O cidadão precisa verificar se esse edital está disponível no site. Se não tiver, é outro sinal de alerta”, concluiu.

A Polícia Civil instaurou inquéritos criminais para apurar a ação de criminosos em João Pessoa praticando os golpes com leilões de veículos.  As pessoas que identificarem qualquer portal com sinais suspeitos de fraude devem acionar a Polícia Civil da Paraíba, por meio do Disque 197 ou através da delegacia mais próxima.  Em João Pessoa, a Delegacia de Defraudações e Falsificações funciona na Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel.

 

Secom

Últimas notícias

TCE-PB impõe débito de mais de R$ 1 milhão a ex-prefeito de Santa Rita por despesas não comprovadas

A 2ª Câmara do Tribunal de Contas da Paraíba, em sua primeira sessão ordinária de…

27 de janeiro de 2026

Número de vítimas de raio em ato bolsonarista bate recorde

O raio que atingiu um ato liderado pelo deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), em Brasília, no…

27 de janeiro de 2026

Tovar confirma presença em evento do PSD e anuncia filiação ao MDB na próxima janela partidária

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) confirmou nesta terça-feira (27), que participará do evento…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026

Mais um supermercado de JP é autuado por vender produtos fora da validade

Um supermercado localizado no bairro do Padre Zé, em João Pessoa, foi autuado nesta segunda-feira…

27 de janeiro de 2026