Categorias: Policial

PF prende camaronês clandestino em navio

PUBLICIDADE

A Polícia Federal prendeu por volta das 10h desse sábado (13), no Porto do Recife, um camaronês que se identificou como Bayon Yves Dieudonne, 22, e viajava clandestinamente. De acordo com a PF, ele foi encontrado no dia 28 de outubro por marinheiros dentro do porão do navio VTC ACE, de bandeira vietnamita, que vinha de Duala, na República de Camarões.

A embarcação saiu do porto de Camarões no dia 21 de outubro e está realizando no Porto do Recife um abastecimento de açúcar. No próximo dia 14, ela partirá para Portugal.

O estrangeiro não trazia com ele nenhum documento, nem bens materiais ou dinheiro. A Polícia Federal ouviu o comandante da embarcação, um oficial da marinha e o marinheiro que encontrou o camaronês, além do próprio Bayon, que alegou que costumava fazer “bicos” transportando cargas e que teria driblado a fiscalização do porto em Duala, escondendo-se no porão do navio.

De acordo com a PF, ele afirmou ter embarcado clandestinamente para tentar conseguir emprego em qualquer país onde o navio atracasse, pois vivia na miséria com seus familiares. No entanto, ele não teria intenção de vir para o Brasil, e sim para Portugal ou França. O camaronês informou também que no período de clandestinidade se alimentava de biscoito, tapioca e cinco litros de água que levou consigo.

A embarcação foi multada em R$ 4.138,75 e em seguida Bayon foi detido. A prisão do camaronês foi deferida pela 4ª Vara Criminal da Justiça Federal pelo período de 60 dias, até que o procedimento de repatriação seja concluído pela Polícia Federal. Já que o estrangeiro não apresentou nenhum documento que o identificasse, a embaixada de Camarões será acionada para obter a sua real identidade e formalizar o processo de repatriação.

Depois de fazer exame de corpo de delito no Instituto de Medicina Legal (IML), o preso foi encaminhado para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, onde ficará à disposição da Justiça Federal, isolado dos presos comuns.

IMIGRAÇÃO ILEGAL – De acordo com a Polícia Federal, a maioria dos imigrantes ilegais que chegam ao Brasil pelo Porto do Recife são homens, negros, têm entre 18 e 25 anos e vêm de países pobres da África como Serra Leoa, Nigéria, Camarões e Somália.

A última prisão de um clandestino feita pela Polícia Federal em Pernambuco aconteceu no dia 2 de março, no Porto de Suape, quando um liberiano de 15 anos foi encontrado por cozinheiros da embarcação no convés do navio Grande Buenos Aires, de bandeira italiana, que vinha de Hamburgo (Alemanha).
 

JC

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polo Centro Histórico recebe trio Raízes Nordestinas na Duque de Caxias

A programação do São João Multicultural de João Pessoa segue promovendo o ‘esquenta’ para os…

17 de maio de 2024

STF defere a favor do Governo do Estado em ação sobre mudanças nas emendas na ALPB

Uma decisão ontem (16), do ministro Alexandre de Moraes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu…

17 de maio de 2024

Lula sanciona novo DPVAT, mas veta artigos de multas por atraso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou com vetos a lei complementar que…

17 de maio de 2024

João Pessoa realiza Dia D de vacinação contra dengue, influenza e Covid-19 neste sábado

Com o aumento dos casos de gripes e síndromes respiratórias na Paraíba, João Pessoa realiza…

17 de maio de 2024

UEPB abre 3.614 vagas em três formas de entrada; veja detalhes

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou através da Pró-reitoria de Graduação (Prograd) os editais…

17 de maio de 2024

Deu na mídia nacional: Projeto de Efraim sobre desoneração de setores e municípios entra na pauta já na próxima semana

O projeto de lei do senador Efraim Filho (União Brasil-PB), que mantém a desoneração da…

17 de maio de 2024