A Paraíba o tempo todo  |

PF deflagra operação para combater extração ilegal de terra no litoral

Na manhã de hoje, 28/08/20255, a operação SABULUM foi deflagrada pela Polícia Federal, para combater a extração ilegal de areia em terra indígena localizada no município da Baía da Traição.
Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na cidade de Baía da Traição/PB.

A extração de areia para comercialização em terra indígena é uma conduta proibida pela Constituição Federal, que determina, em seu art. 231, § 3º. Quando ocorre extração ilegal não há recuperação da área degradada, o que torna a atividade muito prejudicial ao meio ambiente.

A Carta Magna considera os recursos minerais, inclusive aqueles localizados no subsolo, como bens da União (art. 20, IX). Dentre esses minérios da União, destaca-se a areia, que é um dos recursos mais relevantes para a indústria da construção civil.

As condutas praticadas configuram os crimes previstos nos artigos 55 da Lei 9.605/98 e 2º da Lei 8.176/91, além de outras porventura constatadas ao longo da investigação policial.

Redação com assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe