A Paraíba o tempo todo  |

PF deflagra mega operação

A Força Tarefa Previdenciária na Paraíba, composta pelo Departamento de Polícia Federal, Ministério da Previdência Social e Ministério Público Federal deflagraram, nesta quarta-feira, 5, a Operação “Agendamento Virtual”.

O objetivo é combater e desestruturar organização criminosa com atuação no Estado da Paraíba que fraudava a concessão de benefícios previdenciários.

O modus operandi da quadrilha consistia em concessões indevidas de benefícios – principalmente aposentadorias e pensões – a segurados que usavam de documentação fraudulenta para comprovação do exercício de atividade rural. Imediatamente após a concessão eram incluídos empréstimos consignados, recebidos antes mesmo do primeiro pagamento do benefício.

Outra forma de atuação era a concessão de pensões por morte previdenciária baseadas em documentos irregulares, com pagamentos retroativos. E, ainda, a concessão de benefícios a partir de agendamentos inexistentes e/ou habilitações e concessões realizadas em datas diferentes daquelas registradas no sistema de agendamento do INSS.

O crime imputado a quadrilha é o de corrupção e o de estelionato contra a Previdência Social mediante fraude para obtenção de benefício (artigo 171, §3º do Código Penal) e caso condenados, os envolvidos poderão sofrer penas que variam de um a cinco anos de reclusão, passíveis de aumento em razão de o crime ter sido praticado contra a Previdência Social.

Estima-se que a atuação do grupo tenha causado um prejuízo de mais de R$ 10.000.000,00 (dez milhões de reais) aos cofres públicos. Está marcada para às 10h entrevista coletivo na Delegacia da Policia Federal em Campina Grande.


 Redação com assessoria da PF

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe