Categorias: Policial

PC detalha atuação de organização criminosa que fraudava o Banco Votorantim na Paraíba

PUBLICIDADE

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Simulacro, em João Pessoa, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes financeiras e lavagem de dinheiro em prejuízo ao Banco Votorantim S.A. e à BV Financeira.

A ação, realizada nas primeiras horas do dia, foi autorizada pela 1ª Vara Regional de Garantias, que expediu um mandado de prisão temporária, seis mandados de busca e apreensão e diversos mandados de sequestro e bloqueio de bens e valores ligados aos suspeitos. As medidas atingem contas bancárias de pessoas físicas e empresas consideradas de fachada.

A DRACO contou com apoio do GAECO/MPPB, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Campina Grande (DRE-CG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (UNINTELPOL).

Modus operandi: feirões fictícios e financiamentos desviados

De acordo com a investigação, o esquema era liderado por um ex-gerente de produtos do Banco Votorantim e da BV Financeira. Com amplo conhecimento dos sistemas internos, ele articulava fraudes sofisticadas para desviar recursos da instituição.

O grupo atuava em duas frentes principais:

1. Feirões de veículos fictícios

Empresas de fachada eram utilizadas para simular a realização de grandes feirões automotivos. A partir dessa simulação — o “simulacro” que batiza a operação — o grupo solicitava repasses elevados destinados à organização dos eventos, que nunca aconteciam. O dinheiro, entretanto, era imediatamente desviado.

2. Manipulação de comissões e financiamentos

Os investigados também direcionavam financiamentos da BV Financeira para revendas parceiras e empresas controladas pelo grupo criminoso. Em vez de registrar as operações nos canais oficiais do banco, elas eram encaminhadas para receber comissões indevidas, que retornavam ao grupo, causando prejuízo milionário à instituição financeira.

Crimes e apreensões

As condutas investigadas se enquadram nos crimes de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. As provas reunidas incluem relatórios de auditoria do próprio banco, documentos que demonstram a simulação de eventos e registros do COAF, que identificaram movimentações suspeitas entre os integrantes do esquema.

Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil apreendeu veículos, relógios de luxo e bloqueou valores de contas bancárias ligadas aos suspeitos, medidas que visam assegurar o futuro ressarcimento do dano causado à instituição financeira.

Investigações seguem em andamento

Em nota, a DRACO afirmou que a operação reforça o compromisso da Polícia Civil da Paraíba no combate ao crime organizado e ao desvio de recursos financeiros. As investigações continuam para aprofundar as responsabilidades e identificar todos os envolvidos no esquema.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Homem é preso após tentativa de arrombamento a loja em Mandacaru

Na madrugada desta sexta-feira (05), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de participar de…

5 de dezembro de 2025

Presidente acusa vereador de falta de respeito e pede retirada do parlamentar da Câmara de Areia

Uma discussão foi registrada na Câmara Municipal de Areia, no Brejo paraibano, durante a sessão…

5 de dezembro de 2025

Azevêdo destaca importância histórica de Tarcísio Burity para a política da PB: “Deixou um grande legado com obras marcantes”

Na noite de ontem (04), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi lançado o…

5 de dezembro de 2025

Ministro da Justiça e Segurança Pública cumpre hoje agenda em JP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumpre hoje (05), em João Pessoa.…

5 de dezembro de 2025

PMCG divulga calendário de matrículas da rede municipal; veja detalhes

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Secretaria de Educação (Seduc), divulgou ontem (04),…

5 de dezembro de 2025

Congresso aprova LDO com superávit de R$ 34 bilhões em 2026

O Congresso Nacional aprovou nesta quinta-feira (4) o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)…

5 de dezembro de 2025