Categorias: Policial

PC detalha atuação de organização criminosa que fraudava o Banco Votorantim na Paraíba

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), deflagrou na manhã desta quarta-feira (26) a Operação Simulacro, em João Pessoa, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes financeiras e lavagem de dinheiro em prejuízo ao Banco Votorantim S.A. e à BV Financeira.

A ação, realizada nas primeiras horas do dia, foi autorizada pela 1ª Vara Regional de Garantias, que expediu um mandado de prisão temporária, seis mandados de busca e apreensão e diversos mandados de sequestro e bloqueio de bens e valores ligados aos suspeitos. As medidas atingem contas bancárias de pessoas físicas e empresas consideradas de fachada.

A DRACO contou com apoio do GAECO/MPPB, da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de Campina Grande (DRE-CG), do Grupo de Operações Especiais (GOE) e da Unidade de Inteligência da Polícia Civil (UNINTELPOL).

Modus operandi: feirões fictícios e financiamentos desviados

De acordo com a investigação, o esquema era liderado por um ex-gerente de produtos do Banco Votorantim e da BV Financeira. Com amplo conhecimento dos sistemas internos, ele articulava fraudes sofisticadas para desviar recursos da instituição.

O grupo atuava em duas frentes principais:

1. Feirões de veículos fictícios

Empresas de fachada eram utilizadas para simular a realização de grandes feirões automotivos. A partir dessa simulação — o “simulacro” que batiza a operação — o grupo solicitava repasses elevados destinados à organização dos eventos, que nunca aconteciam. O dinheiro, entretanto, era imediatamente desviado.

2. Manipulação de comissões e financiamentos

Os investigados também direcionavam financiamentos da BV Financeira para revendas parceiras e empresas controladas pelo grupo criminoso. Em vez de registrar as operações nos canais oficiais do banco, elas eram encaminhadas para receber comissões indevidas, que retornavam ao grupo, causando prejuízo milionário à instituição financeira.

Crimes e apreensões

As condutas investigadas se enquadram nos crimes de associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. As provas reunidas incluem relatórios de auditoria do próprio banco, documentos que demonstram a simulação de eventos e registros do COAF, que identificaram movimentações suspeitas entre os integrantes do esquema.

Durante o cumprimento dos mandados, a Polícia Civil apreendeu veículos, relógios de luxo e bloqueou valores de contas bancárias ligadas aos suspeitos, medidas que visam assegurar o futuro ressarcimento do dano causado à instituição financeira.

Investigações seguem em andamento

Em nota, a DRACO afirmou que a operação reforça o compromisso da Polícia Civil da Paraíba no combate ao crime organizado e ao desvio de recursos financeiros. As investigações continuam para aprofundar as responsabilidades e identificar todos os envolvidos no esquema.

Redação

Últimas notícias

“Não tenho interesse em transformar dor em espetáculo” diz Raphaella Brilhante ao se pronunciar sobre agressões

A médica e influenciadora Raphaella Brilhante, que denunciou o esposo, o cantor João Lima, por…

24 de janeiro de 2026

Prefeitura de Mulungu cancela show de João Lima após denúncias de violência doméstica

A Prefeitura de Mulungu, município localizado no Agreste da Paraíba, anunciou neste sábado (24) o…

24 de janeiro de 2026

Secretária cobra rigor do Judiciário para fortalecer confiança das mulheres na denúncia

A secretária das Mulheres e da Diversidade Humana da Paraíba, Lídia Moura, manifestou solidariedade neste…

24 de janeiro de 2026

Casados há apenas 2 meses, médica influenciadora denuncia cantor por violência doméstica em João Pessoa

Na manhã deste sábado (24), a médica e influenciadora digital Raphaela Brilhante prestou depoimento na…

24 de janeiro de 2026

Após denúncia de violência, João Lima apaga fotos da esposa e desativa comentários, mas ganha seguidores

O cantor João Lima, denunciado pela esposa, a médica e influenciadora Raphaella Brilhante, por violência…

24 de janeiro de 2026

Em nota, defesa de Raphaella Brilhante reforça necessidade de medidas protetivas e combate à cultura de violência doméstica

A defesa da médica e influenciadora Raphaella Brilhante divulgou, neste sábado (24), uma nota oficial…

24 de janeiro de 2026