Categorias: Policial

PB reduz 24% de registros de assassinatos no primeiro trimestre de 2019

O trabalho das forças de segurança da Paraíba segue reduzindo as ocorrências de assassinatos no estado. De janeiro a março, a diminuição do número de ocorrências chegou a 24% com 77 casos a menos do que no mesmo período de 2018, quando foram registrados 317 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – homicídios dolosos ou qualquer outro crime doloso que resulte em morte.

Os dados do Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da pasta foram divulgados nesta terça-feira (2), apontando também redução de 63% no número de assassinatos de mulheres na Paraíba. Enquanto que no primeiro trimestre de 2018 foram registrados 30 casos de mortes com vítimas do sexo feminino, de janeiro a março deste ano foram 11 ocorrências.

Em relação às Áreas Integradas de Segurança Pública (Aisp), previstas na Lei Complementar 111/2012, das 22 existentes 17 alcançaram redução no registro de assassinatos: Cajazeiras e Queimadas (-71%); Solânea (-70%); Monteiro e Bayeux (-67%); Campina Grande zona leste (-57%); Esperança (-47%); João Pessoa zona sul (-41%); Mamanguape (-36%); Santa Rita e Patos (-28%); Itabaiana (-25%); Picuí e Itaporanga (-20%); Campina Grande zona oeste (-15%); Guarabira (-8%), João Pessoa zona norte (-3%).

Destaque nacional – Nesta segunda-feira (1), a Paraíba foi destaque em publicação de ‘O Globo’, sobre redução de assassinatos no Brasil. O texto afirma que a Paraíba segue na contramão do crescimento de homicídios no país, junto com outros sete estados da federação (Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo) e o Distrito Federal.

Na matéria, ‘O Globo’ também frisa que a Paraíba é um exemplo elucidativo de que o combate à violência não se resume à repressão, mas também abrange a prevenção. É dado como exemplo a tomada de medidas que levaram ao aumento da apreensão de armas, com a aprovação da Lei 9.708/2012, que bonifica os agentes de Segurança Pública pela retirada desse material das ruas, e da realização de um levantamento para saber os tipos de crimes mais cometidos e onde eles ocorrem, que permite concentrar esforços nessas áreas.

Desde 2011, 24.540 armas de fogo foram apreendidas pelas forças de segurança da Paraíba, sendo 633 revólveres, pistolas, espingardas, entre outros armamentos retirados de circulação somente no primeiro bimestre deste ano. Os números são resultado da política de repressão à circulação ilegal de armas de fogo no estado, que instituiu bônus pecuniário para apreensões, previsto na lei.

 

Redação

 


Veja como adquirir a certificação digital para pessoa física sem burocracia

 

Últimas notícias

Chuvas e ventos fortes causam estragos em Patos, Sertão paraibano, nesta quinta-feira

Foto: reprodução / instagram / @blogdomarciorangel No final da tarde desta quinta-feira (5), o município…

5 de fevereiro de 2026

“Adriano tem todas as condições de ser vice-governador”, afirma Hugo Motta mesmo defendendo diálogo com aliados

O presidente estadual do Republicanos, deputado federal Hugo Motta, afirmou nesta quinta-feira (5), que o…

5 de fevereiro de 2026

Presidente da ALPB, Adriano Galdino garante que irá recorrer de decisão do TJPB que proíbe referência a Deus durante sessões

Um dia após o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) declarar inconstitucional as referências feitas…

5 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PT/PB detona fala da prefeita de Bayeux por críticas a gestão anterior: “Ingratidão”

O ex-presidente do PT na Paraíba, Jackson Macêdo, criticou publicamente, em sua página nas redes…

5 de fevereiro de 2026

Decepção em via dupla: após fala de João Azevêdo, Cícero questiona “quem está mais dolorido?”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reagiu nesta quinta-feira (5) às declarações do…

5 de fevereiro de 2026

Prefeitura de Lucena descumpre TAC dos lixões e MPPB ajuíza ação cobrando quase R$ 1 milhão

Município não recuperou área degradada por depósito irregular, nem implementou coleta seletiva e compostagem; descumprimento…

5 de fevereiro de 2026