Categorias: Policial

PB: Mais de 541 mil crianças e adolescentes sobrevivem com ½ salário mínimo

PUBLICIDADE

 Mais de 541 mil crianças e adolescentes encontram-se em situação de pobreza na Paraíba, vivendo com renda familiar de até ½ salário mínimo. O número, que representa quase 60% da população pesquisada, revela uma realidade nada conveniente: o Estado ainda está aquém dos investimentos necessários para o desenvolvimento dos mais jovens.

A pesquisa “A Criança e o Ainda de acordo com a pesquisa Marco Zero, 7,1% das crianças paraibanas analisadas nasceram com menos de 2.5 kg. Quanto menor o peso ao nascer, maior a probabilidade de morte precoce, alerta o estudo. Os dados mostram também que 3.402 crianças menores de 5 anos estavam abaixo do peso (magreza acentuada) em 2016, cerca de 3% da população pesquisada.

No Brasil são quase 110 mil (3,1%) crianças desnutridas. A taxa de desnutrição, apesar de perto da média nacional, é uma das menores do Nordeste. Governo e Prefeitura. A secretária de Estado de Desenvolvimento Humano, Cida Ramos, informou que a Paraíba possui 504 mil famílias beneficiadas pelo Bolsa Família e explicou as ações realizadas. “O Governo do Estado tem feito um esforço enorme para implantar políticas públicas para crianças e adolescentes. Temos o Cartão Alimentação, que complementa renda. Somos o único Estado a pagar o abono natalino aos beneficiados do Bolsa Família, além dos Restaurantes Universitários e do cofinanciamento na Proteção Básica e Especial, direcionadas às crianças e adolescentes”, disse.

De acordo com a direção do Distrito Sanitário IV, Da Secretaria Municipal de Saúde, todas as três unidades do Roger estão abastecidas com medicamentos e insumos. O que pode ter ocorrido é que esses usuários sejam da USF Roger III, a qual os medicamentos são repassados para o usuário na farmácia da USF Integrada Roger I e II, que já está dentro do sistema de polarização das farmácias da Atenção Básica da Rede Municipal de Saúde.

A pesquisa Marco Zero aponta 107 indicadores sociais da infância e adolescência revelando, principalmente, quais são os territórios brasileiros e populações que apresentam maior debilidade em relação ao restante do país. A pesquisa utiliza em seu referencial dados de diversos órgãos, como IBGE e Ministério do Desenvolvimento Social.

Os dados de pobreza e extrema pobreza levam em consideração a renda domiciliar per capita, definida pela soma de todos os rendimentos dos residentes em uma unidade domiciliar Adolescente nos ODS – Marco Zero dos principais indicadores brasileiros – ODS 1, 2, 3 e 5”, divulgada hoje pela Fundação Abrinq, destaca também que mais de 217 mil paraibanos entre 0 e 14 anos (23,9% da população analisada) encontram-se em situação domiciliar de extrema pobreza, vivendo com até ¼ de salário mínimo por mês. Neste quesito a Paraíba ocupa a 5ª pior taxa do país, destaca o estudo que usa dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2015).

Os números do Estado são piores que a média brasileira, que apresentou 40,2% desta parcela da população de 0 a 14 anos em situação de pobreza, e 13,5% em situação de extrema pobreza. O Nordeste é a região com as taxas mais alarmantes: 60,6% (8,4 milhões) destes jovens estão em situação de pobreza e 26,3% (3,4 milhões) em extrema pobreza.

Na avaliação da administradora executiva da Fundação Abrinq, Heloisa Oliveira, os dados revelam a carência em ações efetivas para a juventude. “Os indicadores de vulnerabilidade social são consequências da qualidade de vida da população. Os Estados do Nordeste têm maior concentração de pobreza, resultado falta de investimentos em políticas como habitação, saúde e educação”, disse.

A especialista conclui que, sem os investimentos adequados, diversas crianças e adolescentes têm o pleno desenvolvimento interrompido. “Se o país não investir de forma prioritária na promoção dos direitos das crianças e dos adolescentes, nenhum desenvolvimento econômico terá sustentabilidade. As crianças de hoje serão os adultos de 2030”, disse Heloísa Oliveira.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia Civil prende em flagrante suspeito de atirar contra cachorro de rua em Picuí

Um homem suspeito de efetuar um tiro de espingarda contra um cachorro de rua foi…

2 de maio de 2024

Golfinho é encontrado morto na praia do Bessa, em João Pessoa

Na tarde desta quinta-feira (2), um golfinho foi descoberto sem vida por moradores locais na…

2 de maio de 2024

Polícia prende homem suspeito de ataques a bancos em cidades da Paraíba

A Polícia Civil capturou, nesta quinta-feira (2), um homem, de 42 anos, suspeito de fazer…

2 de maio de 2024

Sousa entrará com representação contra arbitragem após jogo tenso pela Copa do Brasil

O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, anunciou que o clube tomará medidas contra a arbitragem…

2 de maio de 2024

Ministro Camilo Santana lança na Paraíba o programa Pé-de-Meia com o governador João Azevêdo

O governador João Azevêdo participa, nesta sexta-feira (3), em João Pessoa, da solenidade do lançamento…

2 de maio de 2024

Irmão de Queiroga confirma que disputará vaga na CMJP, mas manda recado: “Meu prefeito é Cícero”

Família, família, política a parte: Irmão do ex-ministro da saúde, Marcelo Queiroga, que é pré-candidato…

2 de maio de 2024