Foto: Reprodução
Dois paraibanos denunciados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023, em Brasília, romperam as tornozeleiras eletrônicas, fugiram do Brasil e estão, atualmente, na Argentina, onde solicitaram asilo político.
Trata-se da advogada Edith Christina Medeiros Freire, de 57 anos, e de Luciano Melo de Sousa, de 35, ambos com mandados de prisão preventiva expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Eles são réus por tentativa de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito — crimes que podem levar a penas de até 17 anos de prisão.
De acordo com o advogado de defesa, Robério Capistrano, os dois decidiram sair do país porque se consideram inocentes e acreditam que estão sendo injustamente acusados.
“Foram denunciados, inicialmente, por dois artigos. Cumpriram tudo o que a Justiça pediu, mas depois foram denunciados por mais artigos, com penas que ultrapassam 17 anos. Acredito na inocência dos meus clientes”, afirmou o advogado ao Jornal da Paraíba.
Edith e Luciano deixaram de comparecer à Justiça em junho e julho de 2023, respectivamente. Desde então, eram considerados foragidos. Eles viajaram clandestinamente para a Argentina, onde aguardam uma resposta do pedido de asilo político — ainda não atendido oficialmente pelas autoridades argentinas. A dupla afirma que só retornará ao Brasil se houver a aprovação de uma possível anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro.
Além de Edith e Luciano, outros três paraibanos também são alvos de mandados de prisão por descumprirem medidas cautelares impostas pelo STF. São eles:
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra a Pessoa da…
O Departamento de Trânsito da Paraíba (Detran-PB) deu início às adequações necessárias para a aplicação…
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) anunciou que dois bairros de João…
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh), iniciou…
A confirmação do nome do senador Flávio Bolsonaro (PL) como pré-candidato à Presidência da República…
Na manhã desta quarta-feira (10), durante solenidade de anúncio de seleção do Novo PAC 2025,…