Nos primeiros seis meses de 2025, a Paraíba contabilizou 19 casos de feminicídio, segundo levantamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esse número é o segundo maior registrado na última década, ficando atrás apenas de 2018, quando 22 mulheres foram vítimas de assassinato motivado por questões de gênero no mesmo período.
Esses dados revelam a dimensão preocupante da violência contra a mulher no estado e ressaltam a necessidade de medidas concretas para prevenir e enfrentar essa grave problemática. Entre as ações voltadas para o tema está o “Agosto Lilás”, iniciativa instituída pela Lei 11.130/2018, proposta pela deputada estadual Camila Toscano (PSDB).
A lei oficializa agosto como o mês dedicado ao combate à violência doméstica e familiar na Paraíba, promovendo uma série de atividades como campanhas de conscientização, rodas de conversa e ações educativas em escolas, órgãos públicos e comunidades.
“Mais do que um símbolo, o Agosto Lilás representa uma oportunidade para ampliar o diálogo, fortalecer as redes de apoio e garantir que as mulheres saibam que não estão sozinhas nessa luta”, ressaltou a deputada, que preside a Comissão da Mulher na Assembleia Legislativa e a Rede de Mulheres das Américas.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Em 2018, como um furacão decidido, Julian Lemos entregou-se de corpo e alma à candidatura…
Começa nesta terça-feira (9) o período de pré-matrícula para o ano letivo de 2026 na…
A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), aprovou por unanimidade o Programa Integrado Patrulha Maria da…
O deputado estadual Júnior Araújo (PSB) afirmou, nesta terça-feira (9), em entrevista à CBN João…
O secretário de Educação da Paraíba e deputado estadual licenciado, Wilson Filho (Republicanos), comentou nesta…
Em pronunciamento na tribuna do Senado Federal nesta segunda-feira (8), o senador Veneziano Vital do…