Categorias: Policial

Para evitar punições, polícia orienta a entrega voluntária de animais silvestres

O Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) incentiva a entrega voluntária de animais silvestres. Desta forma, é possível evitar as punições previstas pela legislação ambiental brasileira. Os interessados em devolver os animais à natureza devem ligar para o telefone 3218-7222, que a equipe do BPAmb vai até o local buscar os animais.

A guarda ou posse de animais em cativeiro ou depósito é crime, cuja pena é a partir de seis meses a um ano de prisão e multa que pode chegar a 5 mil reais, caso esteja na lista de ameaça de extinção. A entrega voluntária, além de contribuir com a natureza, vai evitar as penalidades.

Nessa segunda-feira (17), foi feita a entrega voluntária de uma capivara que estava sendo criada como animal doméstico, na cidade de Sapé. A espécie deve habitar em florestas, onde costumam roer troncos de árvores e até pedras. É um animal de grande porte, com pelagem grossa e acastanhada, e pode chegar a pesar 100 kg.

Segundo o homem que fez a entrega voluntária, ele encontrou o animal machucado há algum tempo e resolveu criar, inclusive deu o nome de “mel” à ela. A capivara, apesar de estar saudável, vinha sendo alimentada de forma inadequada, comendo pão e restos de comida.

Ela está na sede do Batalhão de Polícia Ambiental e será solta nesta terça-feira (19), na Mata do Buraquinho, para que possa encontrar famílias de capivaras que existem no local e assim se readaptar à rotina de animal silvestre, sem risco de ser caçada, já que a mata fica na área onde está localizado o BPAmb.

Os perigos de tentar soltar por conta própria – Quem planeja soltar os animais na natureza por conta própria, pode colocá-los em um risco bem maior do que estava tendo em ser criado em cativeiro, alerta o Batalhão de Polícia Ambiental. É preciso que os animais passem por uma reabilitação e sejam soltos em local adequado, para não introduzir a espécie em um local que não pertence à região em que ela vive, o que causar até um desequilíbrio no meio ambiente.

PB Agora

Últimas notícias

Lambe-Lambe do poder: política não é para amadores!

Depois de entrar e provar das facilidades e delícias do poder, é difícil se acostumar…

3 de fevereiro de 2026

Ouça! Cotado para vice, Wilson Filho adota cautela sobre vaga no TCE: “Não está no meu radar neste momento”

O secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, atualmente licenciado como deputado estadual, não admitiu,…

3 de fevereiro de 2026

Cartaxo mantém suspense sobre voto do PT para governador, mas diz que sigla vota em candidatos de chapas diferentes para Senado

O deputado estadual Luciano Cartaxo, do Partido dos Trabalhadores (PT) destacou, nesta terça-feira (3), o…

3 de fevereiro de 2026

Ex-presidente do PSDB/PB prega ‘união por Campina’ e relativiza divisão de Bruno e Pedro: ‘É um projeto só”

Em entrevista ontem (02), ao Programa Hora H, da TV Norte, o ex-presidente estadual do…

3 de fevereiro de 2026

Carnaval em JP: eventos na Via Folia, devem ser encerrados até às 2h da madrugada

MPPB emite Recomendação com regras para prévias e carnaval em JP. O Ministério Público da…

3 de fevereiro de 2026

“Zero chance de acordo preliminar sobre o segundo turno”, diz Efraim Filho ao negar suposto alinhamento com Cícero

O senador e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Efraim Filho (União Brasil), descartou qualquer possibilidade…

3 de fevereiro de 2026