Operação Quatro Patas: Forças de Segurança efetuam prisões e notificam crimes de maus-tratos de animais, em CG

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social e da Gerência Operacional da Causa Animal, ligada à Secretaria de Estado da Saúde, esteve em vários bairros de Campina Grande realizando a Operação Quatro Patas, que teve como principal objetivo combater maus-tratos contra animais na região. O resultado da operação conjunta foi divulgado nesta quinta-feira (7), no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com destaque para duas prisões em flagrante por crime de maus-tratos, além da notificação de tutores, sete cachorros resgatados em situação de maus-tratos e sete aves silvestres apreendidas.

Na ocasião, as equipes também atuaram de forma educativa com ações de conscientização nos locais visitados. A diretora do CICC, tenente-coronel Jousilene Sales, disse que o roteiro do percurso foi traçado por meio do registro de denúncias. “Recebemos muitas ligações feitas por meio do número “190” da Polícia Militar e, durante esta ação, utilizamos todo o nosso aparato tecnológico nos locais que mapeamos para fazer a constatação de que tipo de risco os animais estavam sofrendo”, explicou.

De acordo com a delegada de Crimes Contra o Meio Ambiente de Campina Grande, delegada Hertha França, o resultado da operação demonstrou a necessidade da sociedade se engajar no combate a este tipo de crime. “Encontramos vários animais em situações inadequadas e vítimas de crime de maus-tratos, alguns casos de reincidência. Os animais foram resgatados e levados ao Centro de Zoonoses e, conforme cada um dos casos, tivemos tutores autuados em flagrante e outros notificados”, frisou.

A gerente operacional da Causa Animal em Campina Grande, Waléria Assunção, falou sobre os resultados. “Os órgãos deram as mãos e nesta ação inédita e integrada verificamos a prática de vários crimes cometidos contra animais, fazendo valer o cumprimento da legislação e atuando para inibir estas práticas”, disse.

Estiveram presentes atuando na operação as Polícias Civil e Militar, com o Batalhão de Polícia Ambiental, a Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema), Instituto de Polícia Científica (IPC), Corpo de Bombeiros, CPtran, CICC e Centro de Zoonoses de Campina Grande.

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

17 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

17 de fevereiro de 2026

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026