A Polícia Rodoviária Federal (PRF) com o apoio da Polícia Civil da Paraíba realizou a Operação Hircus. A ação foi realizada simultaneamente em três estados do país, Paraíba, Piauí e Mato Grosso. Na Paraíba, a operação foi realizada entre os dias 22 a 29 de setembro em diversos municípios, sendo recuperados 80 veículos com ocorrência de roubo ou furto. A ação teve como objetivo o enfrentamento às fraudes veiculares e recuperação de veículos roubados e furtados.

A operação foi realizada nos municípios de Campina Grande, Alagoa Grande, Juarez Távora, Alagoa Nova, Catolé do Rocha, Desterro, Maturéia, Monteiro, Ingá, Itatuba e Teixeira. Durante as ações, foram detidas 52 pessoas por diversas irregularidades, 80 veículos com ocorrência de roubo e furto foram recuperados, sendo que muitos deles eram clonados. Além disso, foi realizada a apreensão de 3.730 pacotes cigarro de origem paraguaia.

A Operação Hircus foi realizada pela PRF simultaneamente nos Estados da Paraíba, Piauí e Mato Grosso. Ao todo foram recuperados 281 veículos com ocorrência de roubo ou furto e 166 pessoas foram presas pelos mais diversos tipos de crime. Está é a quinta edição da Operação realizada pela PRF.

Integração – As ações contaram com o apoio de policiais rodoviários federais de várias unidades da federação, especializados na identificação de fraudes veiculares, e de delegados, agentes, escrivães e peritos da Polícia Civil, que contribuíram com a identificação de veículos clonados e adulterados. Ao todo, a operação na Paraíba contou com a participação de mais de 100 policiais, diversas viaturas de quatro rodas e motocicletas, além de um helicóptero que auxiliou na localização de veículos que tentavam fugir das fiscalizações.

Operação Hircus – O nome Hircus refere-se a uma variedade de animais do tipo caprinos presente na região Nordeste brasileiro, denominada em latim capra aegagrus hircus. Na linguagem policial, “cabrito” é o veículo que é adulterado para esconder sua procedência ilícita, geralmente roubo ou furto.

Apenas este ano, a PRF já recuperou na Paraíba 234 veículos roubados ou furtados. Muitos desses veículos estavam clonados, utilizando placas e demais itens de identificação adulterados, com informações de veículos com as mesmas características mas sem registro de roubo ou furto. O número de veículos recuperados este ano já é superior a todo o ano de 2018, quando foram registrados 127.

A PRF alerta que aqueles motoristas que estiverem recebendo notificações de trânsito em lugares que nunca circularam devem procurar a políciqwa pois o seu veículo pode ter sido clonado. Outra dica importante é ter muita cautela ao comprar um veículo usado. Conhecer a procedência do automóvel, não acreditar em ofertas tentadoras e sempre realizar a transferência do veículo são algumas orientações importantes para evitar comprar um veículo roubado ou furtado.

PB Agora

Total
0
Compartilhamentos
Deixe seu Comentário
Notícias relacionadas

Idoso é preso em Campina Grande suspeito de abusar de criança

Um homem de 62 anos, dono de um bar no bairro Jardim Quarenta, em Campina Grande, é suspeito de abusar de um menino de 10 anos. Segundo as informações policiais…

Briga em bar em JP, termina com motorista atingido por bala perdida

Mais uma discussão, aparentemente por motivos banais, terminou com um motorista de aplicativo baleado durante atentado a outro homem, no bairro Funcionários, em João Pessoa. O crime aconteceu na noite…