Um revólver calibre 38 e um tablet foram apreendidos durante mais uma Operação Pente Fino na Penitenciária Padrão Regional de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, na segunda-feira (1º). O diretor da unidade prisional, Jailson de Matos, informou que os detentos estavam planejando uma fuga em massa no fim de semana das eleições. "A gente montou uma operação e desarmou tudo", disse. No último fim de semana, agentes penitenciários e a Polícia Militar já haviam realizado uma ação no local e apreenderam vários objetos.
Os policiais do 6º Batalhão de Polícia Militar em Cajazeiras disseram que as equipes encontraram ainda nas celas munição, droga, aparelhos celulares, baterias e carregadores, espetos artesanais, facas, cachimbos e um aparelho usado para tatuar.
A assessoria de imprensa do 6º BPM disse que o tablet foi encontrado no chão entre o muro externo e o muro interno da penitenciária. A suspeita é que os detentos tenham jogado o aparelho quando perceberam que o local estava sendo revistado. O tablet foi encontrado quebrado. Já a arma estava escondida na parede de uma das celas.
O diretor da penitenciária, Jailson de Matos, disse que descobriu o esquema após um detento fazer a denúncia. De acordo com Jailson, o detento procurou a direção após ser ameaçado de morte por conta de uma dívida no valor de R$ 300. O detento disse que passaria informações em troca da sua transferência para outra penitenciária.
Atualmente o local abriga 155 detentos que estão distribuídos em 25 celas. Cerca de 50 dos detentos são do Complexo Penitenciário Romeu Gonçalves de Abrantes, o PB 1, em João Pessoa. Eles foram encaminhados para Cajazeiras após uma rebelião que deixou parte do PB1 destruído. Segundo o diretor, o tablet estava na ala dos detentos do PB1 e a arma com os de Cajazeiras.
Ele disse ainda que funcionários da unidade já estavam sofrendo ameaças por um grupo criminoso que seria comandado por presidiários. Pelas investigações, os detentos escolheram o período eleitoral para cometer a fuga, pois os policiais estariam concentrados com as questões das eleições. Dois detentos que foram apontados como proprietários de alguns dos objetos apreendidos tiveram que prestar esclarecimentos.
G1PB
Ocupando a 4ª colocação do Campeonato Paraibano com 12 pontos, o Treze não faz a…
Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa terminam na noite deste domingo (22) com…
Nesta segunda, 23, serão exumados os corpos dos cinco Mamonas Assassinas — a banda que…
A madrugada deste domingo (22) foi marcada por um tiroteio no bairro do José Américo,…
O homem suspeito de balear uma mulher no bairro do José Américo, em João Pessoa,…
A rodada mais emocionante do Campeonato Paraibano 2026 será disputada neste domingo (22), e com…