Foto: reprodução / Google Street View
Uma operação conjunta entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o 13º Batalhão de Polícia Militar desarticulou, nessa quinta-feira (17), uma extração ilegal de argila em um sítio arqueológico localizado na cidade de Serra Grande, no Sertão da Paraíba.
De acordo com as informações apuradas, a área estava sendo utilizada para retirada irregular do material, sem qualquer tipo de autorização dos órgãos ambientais e de preservação do patrimônio histórico. O IPHAN confirmou a irregularidade da atividade e determinou o embargo imediato do local.
A ação contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, que garantiram a segurança dos profissionais do IPHAN durante a fiscalização. A extração de argila, além de causar danos ambientais, compromete também a integridade de vestígios arqueológicos que podem estar presentes na área protegida.
O IPHAN deve encaminhar um relatório detalhado às autoridades competentes para que sejam adotadas medidas legais contra os responsáveis pela exploração clandestina. A extração em áreas tombadas ou de relevância arqueológica sem autorização configura crime ambiental e pode resultar em sanções administrativas e penais.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) confirmou ter entrado em contato com a presidente do…
A deputada estadual Cida Ramos, que preside o Partido dos Trabalhadores na Paraíba (PT-PB) revelou,…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), voltou…
O deputado federal Damião Feliciano (União Brasil) explicou nesta quinta-feira (19), como ocorreu a articulação…
No estado, a iniciativa será executada por meio de parceria com o Sistema Indústria, o Sistema…
Teve início nesta sexta-feira (11), o período de inscrições para o concurso público da Prefeitura…