Por pbagora.com.br

 Apreensão de 8,5 toneladas de alimentos, de 17 veículos, 7.887 itens de contrabando, 133 quilos de entorpecentes (maconha, crack, cocaína, anfetaminas e barbitúricos), 825 unidades de medicamentos, 15 toneladas de carregamento de minérios, oito documentos falsificados, quatro armas e 37 munições. Esse foi o balanço das ações operacionais realizadas entre os dias 12 e 16 de setembro nas divisas da Paraíba com os estados do Rio Grande do Norte e Pernambuco.

 

Esses dados foram apresentados na manhã desta sexta-feira (18), em entrevista coletiva realizada na sede do Ministério Público da Paraíba (MPPB) que, por meio do Programa de Proteção de Defesa do Consumidor (MP-Procon), participou da Operação Temática de Enfrentamento aos Crimes Contra o Fisco e Saúde Pública (Otefis).

 

A operação foi realizada pelo MPPB em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Anvisa, Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Secretarias de Receita Estadual da Paraíba e do Rio Grande do Norte, Vigilâncias Sanitárias locais, Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira (Idesf), Fórum Nacional de Combate à Pirataria (FNCP), Associação Brasileira de Automação (GS1) e Embaixada dos Estados Unidos (Immigrations and Customs Enforcement).

 

“Além de flagrantes de crimes tributários, apreensão de drogas, armas e veículos roubados, houve até o registro de cinco estrangeiros flagrados com vistos ilegais”, informou o inspetor Jeferson Costa Araújo, da Polícia Rodoviária Federal na Paraíba. “O nosso objetivo foi alcançado, que é o de proteger a população, contendo a violência”, completou o promotor de Justiça Francisco Glauberto Bezerra, diretor-geral do MP-Procon.

 

A operação realizada entre os dias 12 e 16 registraram 108 ocorrências por parte da PRF, 45 pela Receita Estadual do Rio Grande do Norte e outras 52 pela Receita paraibana. Nos seis dias, 600 veículos de cargas foram fiscalizados. No total foram retidas mercadorias no valor de R$ 1,8 milhão. Noventa e sete pessoas foram autuadas pela Receita Estadual, num total de R$ 300 mil em multas aplicadas. Outras 37 pessoas foram presas, sete veículos roubados foram recuperados, houve quatro ocorrências de crime ambiental e cinco estrangeiros foram encaminhados para a Polícia Federal (PF).

 

Foto: Ernane Gomes

Redação com Ascom

Notícias relacionadas

PM apreende armas de fogo e prende suspeitos em todo Estado

A Operação Previna-se, desencadeada na noite desse sábado (15) pela Polícia Militar, resultou na apreensão de armas e prisão de seis pessoas pelo crime de porte ilegal de armas, até…

Fanqueiro MC Kevin morre aos 23 anos após cair de 11º andar de hotel

Ainda na noite deste domingo (16), o hospital para onde levaram MC Kevin confirmou a morte do funkeiro. O jovem de 23 anos, caiu do 11º andar de um hotel…