A Paraíba o tempo todo  |

Operação apreende 12 armas

 A Polícia Militar tirou 12 armas de circulação, deteve 17 pessoas e apreendeu quase 3kg de drogas (entre crack e maconha) em todo o Estado, nas primeiras 48 horas da Operação Republicana – que começou a zero hora da última quinta-feira (15). A operação foi deflagrada com o objetivo de reforçar a segurança no feriado e final de semana, com o emprego de 500 homens a mais em todo o Estado.

As ações continuarão até às 6h desta segunda-feira (19), com a intensificação de rondas e abordagens, principalmente nas áreas que apresentam maior número de atendimentos de ocorrências.

Na Grande João Pessoa – A primeira arma tirada de circulação na região metropolitana foi no bairro de Mandacaru, quando policiais da Ronda Ostensiva Tática Metropolitana (Rotam) do 1º Batalhão de Polícia Militar faziam rondas durante a madrugada da quinta-feira (15) e resolveram abordar Michell Rocino da Silva, de 21 anos, com quem foi encontrado um revólver calibre 32 com seis munições intactas. Ele foi levado para a 12ª Delegacia Distrital, em Manaíra.

À tarde, policiais da Cavalaria da PM encontraram 1,267 Kg de maconha enterrados em um terreno baldio, no bairro do Valentina Figueiredo. A droga foi localizada após denúncias anônimas.

Ainda na quinta-feira (15), durante a noite, os policiais da Rotam do 5º BPM abordaram uma moto com dois suspeitos na Avenida Hilton Souto maior, em Mangabeira, onde encontraram um revólver calibre 38 que estava na posse de Ítalo Firmino Silvino, de 20 anos. Na mesma noite, policiais da Rádio Patrulha (também do 5º BPM) apreenderam, na comunidade do Timbó, nos Bancários, uma pistola 9 milímetros (de uso exclusivo das forças armadas) que estava com Vandemberg Andrade de Medeiros, de 29 anos. Nos dois casos os acusados foram levados para a 9ª DD, em Mangabeira.

Já na seta-feira à noite, mais duas armas foram tiradas de circulação nas cidades de Santa Rita e Bayeux. A primeira foi no Alto das Populares (Santa Rita), quando um suspeito, ao perceber a presença dos policiais da Rotam do 7º BPM, começou a correr e se evadiu, pulando o muro de um terreno baldio. Na perseguição ele deixou uma mochila, onde foi encontrado um revólver calibre 38 com cinco munições e mais duas camisas de cores diferentes, o que levantou a suspeita de que ele estava programando realizar assaltos e trocar de roupa para não ser reconhecido. A segunda apreensão foi durante uma abordagem, no bairro de Brasília, em Bayeux, onde os policiais da Rádio Patrulha da 2ª Companhia de Polícia Militar encontraram um revólver calibre 38 com dois adolescentes. Os suspeitos foram encaminhados para a 6ª Delegacia Distrital, em Santa Rita.

Região do Brejo – Os policiais do 4º BPM apreenderam cinco armas de fogo. Na quinta-feira (15), a polícia apreendeu quatro revólveres calibre 38 na casa de Lautônio Lucas Pina Mendes, de 18 anos, que foi preso em flagrante, minutos depois de cometer um homicídio, em Guarabira. Um adolescente de 15 anos que estava com ele também foi apreendido. Já durante a sexta-feira (16), os policiais recuperaram objetos roubados de um agricultor, em Solânea, e apreenderam a arma utilizada no assalto, um revólver calibre 38, que estava com Valberto França do Nascimento, de 19 anos, e uma adolescente de 17 anos. Todos foram levados para a delegacia distrital da Região.

Em Campina Grande – Uma blitz policial montada pela Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), na quinta-feira (15), no bairro Jardim Paulistano, resultou na prisão de quatro suspeitos de praticar assaltos. De acordo com os policiais, os acusados vinham em um carro que tentou desviar da blitz e fugiu. Houve perseguição e o carro foi alcançado, sendo os suspeitos levados para a delegacia, já que o motorista apresentava sinais de embriaguez e no carro foram encontrados cachimbos para consumo de crack. Na delegacia, os quarto foram reconhecidos por algumas vítimas de assaltos praticados por eles.

Durante a sexta-feira (16), os policiais do 2º BPM prenderam Leandro José Florentino dos Santos, de 18 anos, com uma pistola calibre 7,65, no bairro das Malvinas. Ele estava na Avenida Floriano Peixoto ameaçando algumas pessoas, segundo informações recebidas pelo Copom. À noite, em mais uma blitz realizada pela CPTran, foram recuperados dois carros roubados que foram apreendidos juntamente com outros 39 veículos – estes por apresentarem alguma irregularidade na documentação.

No bairro do José Pinheiro, os policiais da Força Tática do 2º BPM realizavam rondas quando flagraram o ex-presidiário Adilson Silva de Souza Farias, de 42 anos, vendendo drogas em frente de uma casa. No local, foram encontrados 1 kg de maconha distribuídos em 35 papelotes, além de uma balança de precisão. Ele havia sido solto no dia anterior.

Um foragido da Penitenciária Média de Mangabeira (João Pessoa) ainda foi recapturado, no bairro do Jeremias, por policiais da força tática do 2º BPM. Lenilson Victor dos Santos, de 29 anos, foi abordado e, durante consultas, os policiais descobriram que ele era foragido da justiça. Os presos na cidade de Campina Grande foram encaminhados para a Central de Polícia, no bairro do Catolé.

A última arma apreendida nas primeiras 48 horas da Operação Republicana foi na Zona Rural do município de São Miguel de Taipu (há 41 km da Capital), onde policiais do 8º BPM montaram um bloqueio policial e apreenderam um revólver calibre 38 que estava em uma caminhonete conduzida por Geraldo Pereira da Silva Filho, de 35 anos. Ele foi levado para a Delegacia de Sapé.

Para o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, as apreensões de armas e drogas são fundamentais para alcançar as metas de redução da criminalidade. “Quando realizamos essas apreensões, estamos de forma direta evitando um homicídio, um assalto e várias outras condutas que tiram o sossego da população, para quem estamos trabalhando empenhados e fortes para garantir a segurança e a paz”, destacou.

Patos – Policiais do 3º BPM apreenderam cerca de 44 pedras de crack prontas para a venda, no centro da cidade de Patos, no Sertão do Estado. A droga pertencia a Adalberto do Nascimento Bezerra, de 38 anos, que estava em uma casa suspeita de funcionar como ponto de venda de drogas.

Secom-PB

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe