O Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial da Paraíba (Imeq-PB) realizará, no período de 20 a 24 deste mês, fiscalização de todos os produtos comercializados em lojas de material de construção e também que estejam expostos em supermercados e outros estabelecimentos.
A ação é de âmbito nacional e objetiva retirar produtos irregulares do comércio de João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e outras cidades da Paraíba. Segundo o gerente de qualidade do Imeq-PB, Iremar Vilarim, será mobilizada uma grande equipe de agentes do órgão para a fiscalização. Os locais a serem visitados serão escolhidos aleatoriamente, independentes de serem comércios de pequeno, médio ou grande porte.
A operação do Imetro que acontece anualmente “ou quando houver necessidade” será realizada nas redes varejista e atacadista para fiscalizar se materiais elétricos estão sendo comercializados de acordo com os requisitos estabelecidos na regulamentação. Iremar Vilarim informou que todos os produtos elétricos, entre eles lâmpadas, inclusive de led, disjuntores e tomadas vendidas no país devem passar por um processo de certificação do instituto para obter selo de conformidade.
Ele disse que os produtos listados nesta operação são certificados pelo Inmetro. No caso dos plugues, tomadas e adaptadores também será analisada a adequação ao padrão brasileiro. Segundo a norma nacional, só podem ser comercializados apenas dois modelos de plugues e tomadas. Nele, os plugues possuem dois ou três pinos redondos e as tomadas três orifícios de 4 milímetros ou 4,8 milímetros.
Redação








