Categorias: Policial

MPT lança amanhã campanha contra trabalho infantil na PB

PUBLICIDADE

O Ministério Público do Trabalho (MPT) lança nesta quarta-feira (30), às 9h, no auditório da Fiep, em Campina Grande a campanha nacional de combate à exploração do trabalho infantil com o slogan  “Quando a infância é perdida, não tem jogo ganho”. 

Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2017, mais de 15 mil crianças e adolescentes, de 5 a 17, foram vítimas de acidentes graves no trabalho. Segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), órgão do Ministério da Saúde, entre 2007 e 2015, foram registradas no País 187 mortes de crianças e adolescentes, entre 5 e 17 anos, e 518 casos de vítimas que tiveram a mão amputada, no trabalho.

O procurador do Trabalho Raulino Maracajá ressaltou que, em grandes eventos, como São João, Copa do Mundo e Eleições, o trabalho infantil tende a aumentar, inclusive a exploração sexual comercial (esta considerada crime e uma das piores formas de trabalho infantil). “Este ano, teremos esses três eventos. A ideia é chamar todos para o combate, com ações nas redes sociais e, ainda, apoio de TVs e rádios”, informou.

“A ideia da campanha é sensibilizar sociedade e órgãos públicos para que tomem consciência da exploração precoce do trabalho e assumam sua responsabilidade no combate”, afirmou Maracajá.

O evento será em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Solidarium, iniciando as ações preventivas do São João de Campina Grande.

A campanha foi desenvolvida pela agência Sin Comunicação. Um vídeo e um spot de rádio foram criados, além de outras peças como cartaz, leque, outdoor, busdoor, camisa, cards para redes sociais.

 

15,6 mil crianças acidentadas no trabalho                       

Nos últimos seis anos (2012 a 2017), 15.675 crianças e adolescentes no Brasil (até 17 anos) foram vítimas de acidentes graves no trabalho, segundo o Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, ferramenta do MPT e da OIT. Do total de vítimas, 72% (11.329) são do sexo masculino e 27,7% (4.346) são do sexo feminino.

 

2,7 milhões de crianças e adolescentes trabalham                              

No Brasil, cerca de 2,7 milhões de crianças e adolescentes, na faixa etária de 5 a 17 anos, são explorados pelo trabalho precoce (dos quais 74 mil na Paraíba, sendo 64% do sexo masculino e 36% do sexo feminino), segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad 2015), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essas estatísticas também são uma amostragem e, portanto, não consideram as vítimas do narcotráfico e nem de outras atividades ilícitas e insalubres.

Para o Ministério Público do Trabalho (MPT), esse é um “jogo” sem vencedores, pois o futuro de milhares de crianças está ameaçado.

“O trabalho precoce afasta meninos e meninas da escola. O cansaço e o desestímulo aumentam a evasão e as chances de fracasso escolar. Então, muitos abandonam a escola e milhares de crianças acabam tendo o futuro comprometido”, afirmou o procurador do Trabalho Raulino Maracajá, que está coordenando a campanha na Paraíba.

 

Redação 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

CNN: Lula acena a Hugo Motta e União Brasil com demissão de Sabino

A analista da CNN Isabel Mega avalia que decisão do presidente visa estreitar laços com…

18 de dezembro de 2025

ALPB registra ano mais produtivo da história com mais de 10 mil aprovações

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) apreciou, ao longo do ano legislativo de 2025, cerca…

18 de dezembro de 2025

Ação policial prende suspeito de tráfico com 20 quilos de haxixe que seria vendido no RN e PB

Uma ação articulada entre as polícias civis da Paraíba, do Ceará e do Rio Grande…

18 de dezembro de 2025

“Fizemos a nossa parte e seguiremos na defesa da democracia” diz Veneziano ao lamentar aprovação do PL da Dosimetria

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) lamentou a aprovação do Projeto de Lei da…

18 de dezembro de 2025

“Conversas avançam, mas definição sobre vice ficará apenas para 2026”, diz Lucas Ribeiro

O vice-governador da Paraíba e pré-candidato ao Governo do Estado, Lucas Ribeiro (PP), afirmou, em…

18 de dezembro de 2025

Após publicação enigmática nas redes sociais, Romero Rodrigues detalha conversas do Podemos para 2026

A publicação enigmática feita pelo deputado federal Romero Rodrigues (Podemos) nas redes sociais, nesta terça-feira…

18 de dezembro de 2025