Categorias: Policial

MP investiga desvio de recursos na Cruz Vermelha na PB

PUBLICIDADE

Uma operação conjunta entre o Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) cumpre, na manhã desta sexta-feira (14), um mandado de prisão em João Pessoa, na Paraíba, durante operação para desarticular uma organização criminosa infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira, filial do Rio Grande do Sul, além de outros órgãos governamentais.

 

A investigação identificou que a organização criminosa teve acesso a mais de R$ 1,1 bilhão de reais em recursos públicos, para a gestão de unidades de saúde em várias unidades da Federação, no período entre julho de 2011 até dezembro de 2018.

 

A estimativa, no entanto, é inferior ao valor real do dano causado ao patrimônio público, já que só foram computadas as despesas da CVB-RS com uma pequena parcela de fornecedores que prestam serviços em unidades de saúde do município e do Rio de Janeiro, não alcançando os desvios de recursos públicos decorrentes da atuação da organização criminosa na Paraíba, que vem conseguindo centenas de milhões de reais desde o ano de 2011.

Por meio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a Operação Calvário também cumpre mandados no estado do Rio de Janeiro e de Goiás. Segundo as investigações, o grupo também desviava recursos do Órgão Central da Cruz Vermelha Brasileira, da filial em Sergipe e do Instituto de Psicologia Clínica, Educacional e Profissional (IPCEP).

 

De acordo com o Ministério Público, a organização criminosa infiltrada na Cruz Vermelha Brasileira é comandada por Daniel Gomes da Silva, ex-dirigente de uma empresa de ambulâncias, que já possui uma condenação criminal em primeira instância, pelo crime de peculato, por um contrato com valores superfaturados para o serviço de manutenção de ambulâncias à Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.

 

Além de desviar recursos públicos, a organização criminosa ainda se apropriou indevidamente de recursos privados que haviam sido confiados ao órgão central da Cruz Vermelha Brasileira, depois sucedida pela filial da CVB em Sergipe, por uma empresa multinacional, para gestão de projeto de recuperação de acidente ambiental ocorrido no município de Barcarena, no Pará.

 

 

Redação

 


Certificado digital mais barato para advogados e contadores. Clique e saiba como adquirir

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

No dia da abertura d’O Maior São João do Mundo, Bruno dá nota dez ao diálogo e colaboração do governo estadual: “Está fluindo”

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima, que faz oposição ao governo estadual, surpreendeu…

29 de maio de 2024

Enquanto Cartaxo nutre esperança de atrair o apoio do PV e PCdoB, Jackson sentencia sobre candidatura do PT: “Equívoco”

A corrida para a Prefeitura de João Pessoa tem sido marcada por divergências dentro do…

29 de maio de 2024

CABO DE GUERRA: vacância de cadeira da CMJP após morte de professor Gabriel põe Raissa e Vitor Hugo em rota de colisão

A morte do Professor Gabriel (PSB) desencadeou uma acirrada disputa pela vaga deixada na Câmara…

29 de maio de 2024

Inmet emite novo alerta amarelo de chuvas intensas para JP e outros 65 municípios da Paraíba

Na manhã desta quarta-feira (29), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um novo alerta…

29 de maio de 2024

Prefeitura de Bayeux terá que indenizar médica inocentada pelo CRM

Em audiência realizada na manhã desta quarta-feira (29), no 1º Juizado Especial da Fazenda Pública…

29 de maio de 2024

Opinião – A mega onda começa a agigantar-se: os parlamentares já se deram conta!

As eleições municipais estão às portas (Domingo, 06 de outubro). Os parlamentares (deputados e senadores),…

29 de maio de 2024