Categorias: Policial

Motoristas prometem fechar rodovias contra lei que pune alternativos

PUBLICIDADE

Está sendo repercutido pelas redes sociais um ato público dos motoristas de transportes alternativos de toda Paraíba que realizam nesta terça-feira (06) um grande protesto, iniciando a partir das 08h na BR-230, no Posto Master Gás, nas proximidades da PRF de Bayeux. Em seguida, eles pretendem se dirigir à Assembleia Legislativa, na Praça dos Três Poderes, onde permanecerão realizando a manifestação contra a lei federal 13.855 (aprovada em 8 de julho de 2019), que aumenta a punição para transportes alternativos.

A nova lei foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro sem vetos. Os motoristas se dizem prejudicados pela lei, que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97), classificando o transporte alternativo como infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro classificava o transporte escolar ilegal de infração grave, e o de pessoas e bens como infração média.

De acordo com a Cootranspat-PB e Sindicatpa-PB, cooperativa e sindicato dos motoristas, os trabalhadores em transportes alternativos buscam o diálogo com as prefeituras e o Governo do Estado para a regularização da atividade, a exemplo do que ocorreu em alguns municípios da Bahia que possuem o Termo de Ajuste de Conduta (TAC), possibilitando que o trabalho seja realizado dentro dos padrões estabelecidos.

Segundo informações de Mano do Samu, motorista de transporte alternativo do Brejo paraibano, cerca de 1.500 motoristas se mobilizam em todo estado para o protesto de amanhã.

“Esse protesto vem sendo programado há cerca de duas semanas e contabilizamos quase mil e quinhentos motoristas de várias cidades da Paraíba que confirmaram presença. Nós que somos do Brejo nos reunimos com o deputado Tião Gomes e com o prefeito de Arara, ambos reafirmaram apoio à nossa categoria, pois conhecem a necessidade da população e o beneficio que prestamos com o nosso trabalho. Só queremos continuar trabalhando para sustentar nossas famílias”, disse o motorista.

O deputado Tião Gomes se colocou à disposição dos alternativos para buscar dentro da lei uma solução. “Junto com o presidente da Assembleia, Adriano Galdino e com o governador João Azevêdo, buscaremos viabilizar uma solução para que esses trabalhadores não sejam prejudicados e continuem trabalhando de forma digna e ajudando a população”, disse o parlamentar.

Conforme a Lei nº 13.855, conduzir o veículo sem portar autorização para condução de escolares salta de alteração grave para gravíssima, com multa e remoção do veículo. Transitar com o veículo efetuando transporte remunerado de pessoas ou bens sem licenciamento, força maior ou permissão também muda de infração média para gravíssima, com multa e retenção do veículo.

A lei passa a vigorar após 90 dias de sua publicação oficial. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) acompanha as manifestações nas estradas.

 

Redação com Portal do Litoral

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Chuvas intensas não dão trégua no Rio Grande do Sul e número de mortos sobe

Tragédia ambiental. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou, na manhã desta segunda-feira (06), aviso…

6 de maio de 2024

Maio Amarelo: Uber anuncia pacote de novidades em segurança viária

Novas ferramentas como alerta de uso de capacete para moto e aviso sonoro de cinto…

6 de maio de 2024

Hervázio minimiza impacto da operação da PF na gestão de Cícero: “investigação não é condenação”

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB) em entrevista nesta segunda-feira (06) minimizu o impacto da…

6 de maio de 2024

Paraíba mantém práticas alinhadas com nova resolução sobre liberdade religiosa em presídios

A resolução do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP), divulgada recentemente para garantir…

6 de maio de 2024

Veneziano confirma R$ 6,7 milhões para o Maior São João do Mundo, em Campina Grande

O Vice-Presidente do Senado Federal, Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) confirmou nesta segunda-feira (06)…

6 de maio de 2024

Presidente do PT/JP critica adiamento de estratégias eleitorais pela executiva nacional: “Causa prejuízo”

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Pessoa, Marcos Túlio, expressou sua…

6 de maio de 2024