Categorias: Policial

Major dá dicas para evitar acidentes nas praias e destaca quais são os locais mais perigosos

PUBLICIDADE

O Brasil é um país que apresenta um extenso litoral, por isso é comum que diversas pessoas visitem nossas praias todos os dias, no estado da Paraíba é semelhante. Entretanto, é importante destacar que existem vários perigos no mar, que podem levar a vários acidentes. Sabedor desses riscos foi ouvido o major do Corpo de Bombeiros Thiago Antônio Costa, que falou sobre alguns dos riscos e as praias paraibanas consideradas as mais perigosas.

Geralmente uma pessoa que vive na região próxima a uma praia já conhece a profundidade desse local, porém os turistas podem não saber se aquele local é fundo ou não. Esse é um fator extremamente importante e que causa muitos acidentes. O fundo do mar não é plano e, por isso, existem locais mais rasos e outros mais fundos. É importante não se aventurar muito e sempre se informar a respeito da profundidade. O ideal segundo o Major, é não ficar em locais em que o mar atinja acima da cintura. Além da profundidade, deve-se tomar bastante cuidado com as rochas submersas. Diversos acidentes já foram registrados, principalmente quando se mergulha nesses locais. Sendo assim, tenha um cuidado redobrado ao mergulhar no mar.

Segundo as estatísticas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), os locais que oferecem maior risco e que têm maior quantidade de afogamentos são as praias de Coqueirinho, Praia Bela e Gramame Sul, todas no Litoral Sul, sendo essa última o local onde ocorrem mais afogamentos. Somente no mês de janeiro, foram registrados dois óbitos nas praias paraibanas. A forte correnteza pode acarretar afogamentos, mesmo em pessoas com habilidades natatórias. Exemplo disto é a Praia de Gramame Sul, um dos locais com o maior número de afogamentos na Paraíba”, disse Thiago.

Confiram as cinco praias mais perigosas na PB:

  • Lucena (Pontinha) – Quando a maré fica seca, é formado um banco de areia em Pontinha, que atrai banhistas e turistas. No entanto, quando a maré sobe, caso o banhista não retorne logo, pode ficar ilhado, não conseguindo voltar para a praia. Nesse caso, há risco de afogamentos.
  • Cabedelo (Intermares) – Na praia de Intermares, as ondas são fortes e, por isso, o local atrai muitos praticantes de esportes aquáticos. Nessa praia, o banho não é recomendável, porque o mar é revolto. O local é arriscado, inclusive para os surfistas, que podem sofrer acidentes.
  • Gramame (Gramame Sul) – Forte correnteza no encontro do rio com o mar e presença de pedras. De acordo com o Corpo de Bombeiros, muitos banhistas que tentaram atravessar a correnteza se afogaram.
  • Conde (Coqueirinho) – É uma praia bastante frequentada no litoral sul, mas devido ao mar agitado, com presença de fortes ondas e correnteza, é um local com grande número de registros de afogamentos.
  • Pitimbu (Praia Bela) – O mar é muito agitado, as ondas são fortes, assim como a correnteza. No local, há também um rio, mas apesar da aparente calmaria, oferece risco de afogamento, caso não sejam tomadas as medidas de prevenção

Mais um caso – Um homem de 49 anos morreu afogado na Praia de Tambaba, no Litoral Sul da Paraíba. O caso aconteceu ontem (31) e, de acordo com o Corpo de Bombeiros, a vítima era natural do Rio de Janeiro. Segundo informações do Batalhão de Busca e Salvamento, o homem foi retirado do mar já inconsciente. A equipe guarda-vidas do local tentou reanimar a vítima com o apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ele não resistiu e morreu. Ainda de acordo com os bombeiros, o turista tomava banho em uma região com pedras.

Afogamento de turistas

No último dia (21), onze pessoas foram resgatadas após quase se afogarem juntas na praia de Coqueirinho, também no Litoral Sul da Paraíba. O caso aconteceu quando três adultos e oito crianças caíram em uma vala. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, as vítimas eram turistas de Brasília e da mesma família.

Da Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Só em 2024: Paraíba contabiliza cinco óbitos por dengue e já tem outros nove em investigação

A Secretaria de Estado da Paraíba (SES-PB) divulgou os dados atualizados do cenário epidemiológico das…

15 de maio de 2024

Emlur realiza Dia D de multivacinação para agentes de limpeza urbana

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) realizou um Dia D de multivacinação aos…

15 de maio de 2024

FIQUE ATENTO: Policlínica do Idoso passa por reforma e alguns atendimentos estão sendo realizados em Jaguaribe

A Policlínica Municipal do Idoso, situada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, está passando…

15 de maio de 2024

Acidente envolvendo ônibus deixa feridos e causa transtornos no Retão de Manaíra, na capital

Um acidente envolvendo um ônibus da empresa Navegantes causou transtornos na avenida Governador Flávio Ribeiro…

15 de maio de 2024

Mesmo flagrado jogando esgoto na orla, Bar do Cuscuz segue em funcionamento em JP

Nos últimos dias, o lançamento de esgoto na Orla de João Pessoa tornou-se um escândalo,…

15 de maio de 2024

VIOLÊNCIA: homem é morto na porta de casa na cidade de Santa Rita

Um homem de 57 anos foi brutalmente assassinado com três tiros na tarde desta terça-feira…

15 de maio de 2024