A segurança das eleições para Paraíba está garantida. Para assegurar a normalidade do pleito, na chamada “festa da democracia”, um forte aparato policial será usado no Estado no dia 2 de outubro, e se houver segundo turno, no dia 30 do mesmo mês. O esquema de segurança deve mobilizar cerca de 4 mil policiais, conforme garantiu o comandante geral da Polícia Militar na Paraíba, Sérgio Fonseca.
Segundo o comandante da PM, além dos cerca de 4 mil policiais militares diretamente escalados para a segurança das eleições, outros agentes estarão nas patrulhas dos diversos municípios paraibanos.
“Os policiais já estão escalados, tanto os praças quanto os oficiais. Temos semanalmente reuniões internas, com os policiais e com o TRE, para que todas as informações que cheguem sejam repassadas”, disse o comandante.
Ainda de acordo com Sérgio Fonseca, o planejamento tático já foi definido. Os comandantes da Polícia Militar disse que de todos os estados do Brasil se reuniram com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e algumas orientações, como a proibição do celular dentro da cabina de votação, foram repassadas.
As Eleições 2022 na Paraíba também poderá ter a atuação de tropas federais para reforçar a segurança e o clima democrático do pleito. De acordo com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos, o órgão recebeu nos últimos dias o pedido para o uso de tropas federais em outubro.
O desembargador explicou ainda que a solicitação se encontra aguardando apreciação do relator e parecer do Ministério Público para, enfim, ser analisada pela presidência da Corte.
Como haverá reforço da Secretária de Segurança Pública do Estado, a perspectiva é que não seja necessário o uso das forças federais.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Polícia Militar da Paraíba deflagrou, nas primeiras horas desta sexta-feira (12), mais uma etapa…
Um homem de 32 anos foi morto e outras duas pessoas ficaram feridas durante um…
O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, vereador Adriano Martins, sofreu um acidente nessa quarta-feira…
O governo brasileiro confirmou oficialmente, nessa quinta-feira (11), que o presidente Luiz Inácio Lula da…
Um coveiro foi assassinado a tiros na noite dessa quinta-feira (11), no Distrito Mecânico, em…
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, anulou nessa quinta-feira (11) a…