Categorias: Policial

LGBT: Cida defende políticas públicas

 A candidata a prefeita de João Pessoa pela coligação Trabalho de Verdade, professora Cida Ramos (PSB), prestigiou neste domingo (21) a 15ª Parada do Orgulho LGBT. Ela participou no início da noite da saída do trio elétrico da concentração, em frente ao Sesc do Cabo Branco. O evento reuniu centenas de pessoas, que caminharam até Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú, ao som de DJs.

 

Em entrevista, Cida defendeu políticas públicas para o segmento. “Pretendo criar e implementar o Plano Municipal de Políticas Públicas LGBT, com o desmembramento da Coordenadoria Municipal, e criar o Comitê Intersetorial de Políticas Públicas para o segmento”, assegurou.

 

Cida citou ainda a implantação do Centro Municipal de Referência dos Direitos LGBT e Enfrentamento à LGBTfobia – 24 horas, vinculado ao Gabinete de Gestão Integrada Municipal; a criação da Casa de Passagem e Apoio para a população LGBT em situação de rua e/ou vulnerabilidade social; e a implementação da Rede Municipal de Proteção e Atenção à População LGBT.

 

Presente ao evento, a deputada Estela Bezerra (PSB), que preside da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos LGBT, elogiou o tema da parada deste ano: Combatendo a LGBTfobia nas Ruas e nas Urnas. “Temos que pensar nesse próximo dia 2 de outubro em escolher um representante que apresente propostas efetivas para o segmento. O enfrentamento à LGBTfobia deve ser diário e em todas as frentes”, resumiu.

 

Gestões do PSB

Em 2007, o então prefeito Ricardo Coutinho (PSB) autorizou o reconhecimento para fins de pensão a união homoafetiva. Na ocasião, João Pessoa foi a terceira cidade do país a conceder este tipo de benefício.

 

Já na gestão do prefeito Luciano Agra (já falecido), foi criada a Coordenadoria Municipal de promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, que é vinculada ao Gabinete do Prefeito e tem como objetivo contribuir na construção de políticas públicas para o segmento.

 

Ricardo no Governo

Sob o comando de Ricardo Coutinho, o Governo do Estado da Paraíba tem compromisso com políticas públicas para a população LGBT desde 2011, com a implantação do Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Enfrentamento à Homofobia.

 

Hoje, com quase cinco anos de trabalho, a equipe multiprofissional já realizou cerca de 8 mil atendimentos nas áreas social, psicológica e jurídica, e é campo de estágio da UFPB, Unipê e FPB, contribuindo para uma formação profissional mais humanizada e especializada no atendimento à população LGBT.

 

Em 2012, o governo de Ricardo Coutinho criou o Comitê Estadual de Políticas Públicas de Saúde Integral da População LGBT, formado por membros da gestão pública estadual e do movimento LGBT.

Por meio da atuação desse Comitê, em 2013, foi implantado o Ambulatório de Saúde Integral para Travestis e Transexuais, o primeiro do Nordeste, com uma equipe técnica e profissional com nove especialidades, a mais completa do Brasil.

 

Nos seis anos e meio de gestão do PSB, a Paraíba passou a ser exemplo para outros estados por ter alas separadas para gays, travestis e transexuais dentro dos presídios masculinos do Estado, sendo opcional a adesão. Foi uma iniciativa pioneira que antecedeu a recomendação do Conselho Nacional de Combate à Discriminação LGBT. Também foi criada a primeira e única, até hoje, Delegacia Especializada em Crimes Homofóbicos.

 

“Ricardo Coutinho sempre teve esse olhar de cuidado e atenção com essa população, desde o legislativo, quando criou a Lei 7.309/03, que coíbe toda forma de discriminação em virtude da orientação sexual. Em 2011, assinou o Decreto Estadual de Nome Social para travestis e transexuais”, destacou a vereadora Sandra Marrocos (PSB), também presente ao evento deste domingo.



Redação com Assessoria

Últimas notícias

Hugo reúne líderes partidários na próxima quarta-feira para alinhar pauta da Câmara após recesso; veja os principais itens

Em entrevista ao portal R7, na noite de ontem (25), o presidente da Câmara, Hugo…

26 de janeiro de 2026

Quatro entidades são habilitadas pelo Procon-JP para emissão e confecção da Carteira Estudantil 2026; saiba quais

Quatro entidades representativas dos estudantes de João Pessoa foram habilitadas, pela Secretaria Municipal de Proteção…

26 de janeiro de 2026

Inscrições do Prouni 2026 começam nesta segunda-feira com mais de 12 mil bolsas na PB

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2026 começam nesta segunda-feira (26). O…

26 de janeiro de 2026

Ônibus está mais caro em JP e CG; veja o reajuste nas passagens

O reajuste na passagem de ônibus entrou em vigor ontem (25) em João Pessoa e…

26 de janeiro de 2026

Universidade Estadual da Paraíba amplia sistema de segurança com uso da tecnologia

A segurança pública é crucial para o bem-estar e a tranquilidade da sociedade. O direito…

26 de janeiro de 2026

Deputado paraibano critica comemoração de membros da esquerda em descarga elétrica ocorrida em evento de Nikolas

Por meio das suas redes sociais, o deputado federal Cabo Gilberto (PL-PB), criticou na noite…

26 de janeiro de 2026