Categorias: Policial

Justiça Federal na Paraíba adere à campanha de enfrentamento ao tráfico de pessoas

A Justiça Federal na Paraíba (JFPB) adere, pela quinta vez, à campanha “Coração Azul”, em alusão ao dia mundial e nacional de enfrentamento ao tráfico de pessoas, 30 de julho. Ao longo desta semana, a Seção Judiciária realizará ações de divulgação nas redes sociais do órgão com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o tema, alertando para a necessidade do compartilhamento de informações, além de demonstrar solidariedade com as vítimas desse tipo de crime.

Além das ações de divulgação, JFPB participará, nesta terça-feira(03), a partir das 14h30, de seminário on-line promovido pelo Núcleo de Enfrentamento do Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba (NETDP-PB), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (Sedh). O evento, que ocorrerá nos dias 3 e 4/08, é público, por meio do canal da Escola Nacional da Defensoria Pública da União, no Youtube. O objetivo é ampliar o alcance do tema para evitar que mais pessoas caiam na rede de tráfico humano.

A participação da Justiça Federal será por meio da presença do magistrado João Pereira de Andrade Filho, da 1ª Vara Federal da JFPB, representando a Direção do Foro na mesa virtual de abertura do evento, e do juiz federal Carlos Haddad, da JFMG, que apresentará o resultado da sua pesquisa sobre a questão.

O evento é destinado a membros do Judiciário, Ministério Público, profissionais da assistência social, pessoas que lidam direta ou indiretamente com as vítimas de tráfico de pessoas, estudantes e sociedade em geral. Segundo os organizadores, não é necessária inscrição prévia.

Na Paraíba, conforme dados do Núcleo de Enfrentamento do Tráfico e Desaparecimento de Pessoas da Paraíba, de 2019 até o presente momento, 45 vítimas, em sua maioria, homens jovens, negros e agricultores ou vendedores de redes, do médio e do alto sertão, foram “traficados para fins de trabalhos, em condições análogas à escravidão, para trabalhar em grandes centros urbanos como Fortaleza (CE) ou em fazendas no Sul e no Sudeste do país. As principais atividades para as quais são aliciados consistem na colheita da laranja, da cebola, do café e no corte da cana-de-açúcar”, informou o NETDP-PB.

PB Agora

Últimas notícias

Cicinho quebra silêncio sobre acusações contra João Lima e diz que colaborará com apuração das denúncias contra o filho

O cantor, compositor e suplente de estadual da Paraíba, Cicinho Lima, divulgou uma nota oficial…

26 de janeiro de 2026

Homem de 40 anos é morto a facadas na cidade de Guarabira

Um homem de 40 anos foi morto com golpes de faca na noite desse domingo…

26 de janeiro de 2026

Inmet emite alerta de chuvas intensas e ventos fortes para toda a Paraíba nesta segunda-feira

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta nesta segunda-feira (26) prevendo chuvas intensas…

26 de janeiro de 2026

Quatro pessoas seguem internadas após raio atingir ato pró-Bolsonaro em Brasília

Ao menos quatro pessoas permanecem internadas em observação no Hospital de Base do Distrito Federal…

26 de janeiro de 2026

IML confirma que feto encontrado em JP morreu de forma intrauterina

O Instituto de Medicina Legal (IML) de João Pessoa divulgou, nesta segunda-feira (26), informações sobre…

26 de janeiro de 2026

Fundação Campeões do Amanhã segue com inscrições abertas para três modalidades

Das oito modalidades oferecidas gratuitamente pela Fundação Campeões do Amanhã, da Prefeitura de João Pessoa,…

26 de janeiro de 2026