Categorias: Policial

Governo inicia curso de formação da Patrulha Maria da Penha

PUBLICIDADE

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, inicia, nesta segunda-feira (20), às 13h, na Escola de Serviços Públicos (ESPEP), o curso de formação da Patrulha Maria da Penha, que integra o Programa Mulher Protegida do Programa Paraíba Unida pela Paz. O curso vai formar 50 pessoas, entre policiais militares, civis e profissionais da rede de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica e sexual.

O governo assinou, em março deste ano, o termo de cooperação com o Tribunal de Justiça da Paraíba para implantação da Patrulha Maria da Penha. As ações em conjunto são desenvolvidas pela Secretaria de Segurança e Defesa Social (SESDS), através da Polícia Militar, Polícia Civil, Coordenação das Delegacias Especializadas de Mulheres e Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana.

A abertura do curso, que terá duração de 15 dias, será feita pela doutora em Antropologia, Liana Lewis, com o tema “Um olhar de gênero nas abordagens dos agentes de segurança pública”. Participam da abertura, as secretárias da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares e Lídia Moura, o comandante geral da Policia Militar, coronel Euller Chaves, o secretário de Segurança e de Defesa Social, Jean Nunes, e representantes do Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público e Movimento de Mulheres.

“Neste primeiro momento, a equipe passará por processo de formação e a previsão é iniciar o atendimento ainda neste semestre. O projeto será inovador porque monitora as mulheres em situação de violência desde a solicitação da medida protetiva, atacará a complexidade do fenômeno da violência colaborando para a inserção da mulher na rede de serviços”, explica a secretária executiva, Lídia Moura.

Após a formação, o trabalho começará em 27 cidades da Paraíba, incluindo a região metropolitana de João Pessoa. A patrulha realizará um trabalho ostensivo preventivo para acompanhar mulheres em situação de violência doméstica e familiar e de monitoramento do cumprimento das medidas protetivas de urgência e medidas judiciais contra os agressores.

“A Polícia Militar será imprescindível neste processo de implantação, com equipamentos e viaturas da patrulha caracterizadas que farão as rondas e visitas nas regiões e todo conhecimento humanizado no atendimento das mulheres. A formação para policiais será realizada por equipe composta por integrantes da SEMDH, Policia Militar e Policia Civil. A equipe da SEMDH fará a coordenação e monitoramento periódico, inserindo as mulheres nas redes de serviços”, complementa Lídia Moura.

A Patrulha Maria da Penha é um mecanismo de resposta em relação às várias formas de violência contra mulher, de interiorização das ações do governo. Busca contribuir com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que é alcançar a igualdade de gênero, eliminando todas as formas de violência contra todas as mulheres e meninas nas esferas públicas e privadas.

PB Agora

 


Leia mais notícias sobre o mundo jurídico no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026