Categorias: Policial

Governo e Pastoral Carcerária negociam e colocam fim na greve de fome de detentos

Negociação conduzida por representantes do Governo do Estado e da Pastoral Carcerária pôs fim à greve de fome de detentos do presídio PB1, em João Pessoa. O movimento começou a perder força durante a manhã da última segunda-feira (29), depois da visita do secretário de Administração Penitenciária, Harrison Targino, que junto a Pastoral Carcerária. No mesmo dia, às 19h, eles foram convencidos a não mais se privarem da alimentação.

O secretário de Saúde do Estado, Waldson Souza, também esteve na penitenciária e colocou à disposição uma equipe para atendimento médico. Um ambulatório foi montado em uma das salas do presídio para atender os detentos mais debilitados, que passaram a tomar soro e foram medicados.

Em visita feita ao presídio durante a greve, o presidente da seccional paraibana da OAB, Odon Bezerra, constatou que, além de não haver feridos, também que não havia descumprimento de lei. Segundo ele, a Penitenciária estaria tomando as medidas cabíveis para fazer cumprir as determinações já existentes.

“Entrei no presídio, conversei com a direção e com os detentos com suspeita de tortura, e visivelmente não havia nenhum sinal de tortura. Conversei ainda com os familiares e advogados que estavam fora do presídio e os tranquilizei sobre o estado dos detentos. O que havia no presídio era um clima tenso em relação aos benefícios cortados e previstos pelo Conselho Penitenciário”, testemunhou Odon Bezerra.

Lei será cumprida – Durante solenidade lançamento do programa de ressocialização da população carcerária da Paraíba, o “Cidadania é Liberdade”, na última segunda-feira, o governador Ricardo Coutinho disse que cumprirá a lei em relação ao tratamento dos detentos e condenou as tentativas de lideres de facções criminosas de coordenar ações nas penitenciárias do Estado.

“Com o programa, o Governo do Estado quer garantir sustentabilidade financeira, capacitação e qualificação profissional a esse público específico e, assim, aumentar a capacidade de ressocialização. Falta de oportunidade só se quebra com ressocialização, com atitude cidadã, senão esse ciclo nunca será quebrado”, frisou o governador.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Chico do Sindicato diz que só permanece no Avante se partido mantiver apoio a Cícero Lucena

O vereador de João Pessoa, Chico do Sindicato, afirmou nesta terça-feira (27), que só permanece…

27 de janeiro de 2026

Saúde de JP convoca mulheres para citológico e exames de rotina

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a importância da realização do exame citológico, conhecido…

27 de janeiro de 2026

Cícero Lucena celebra mais de 700 famílias beneficiadas com Compra Assistida e Cuidar do Lar

O prefeito Cícero Lucena avança com as políticas habitacionais de João Pessoa por meio dos…

27 de janeiro de 2026

Léo Bezerra diz que ainda tem intenção de votar em João Azevedo para Senado, mas pondera: “Quero saber se ele deseja”

O vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra (PSB), afirmou nesta terça-feira (27), que ainda mantém…

27 de janeiro de 2026

Hervázio Bezerra confirma que fará oposição na ALPB e cita aliados do Governo que estariam insatisfeitos na base governista

O deputado estadual Hervázio Bezerra (PSB), confirmou nesta terça-feira (27), que inicia o ano legislativo…

27 de janeiro de 2026

Nova pesquisa PB Agora/Anova será divulgada nesta quarta com números para Governo da Paraíba, Senado e Presidência

O portal PB Agora divulga nesta quarta-feira (28) uma nova pesquisa de intenção de voto…

27 de janeiro de 2026