Categorias: Policial

Golpe no WhatsApp promete vaga de emprego no Carrefour; saiba se prevenir

PUBLICIDADE

 Os usuários do WhatsApp precisam ficar mais uma vez atentos. Um novo golpe no aplicativo promete participação em um falso processo seletivo da rede de supermercados Carrefour para infectar o celular da vítima ou realizar cobranças indevidas através de SMS.

 

De acordo com a PSafe, em menos de 24 horas, mais de 200 mil pessoas já compartilharam a falsa promessa. “O número de acessos desse golpe não para de crescer, com média de 10 mil cliques por hora, devido à rápida disseminação via WhatsApp”, comenta Emilio Simoni, gerente de Segurança da PSafe.

 

O golpe funciona da seguinte forma: a vítima recebe um link pelo aplicativo, alertando que a rede de supermercados está contratando profissionais com urgência, sem necessidade de ter experiência e para início imediato. Ao acessar o endereço para checar as vagas disponíveis, é solicitado que o usuário responda a três perguntas para poder se candidatar.

 

Independentemente das respostas fornecidas, a vítima é encaminhada para uma nova página na qual alega que, para poder agendar a suposta entrevista de emprego, a pessoa deve compartilhar o link com 15 amigos via WhatsApp, para que possam “preencher o mais rápido possível as vagas”.

 

Após o compartilhamento, o usuário é encaminhado para se cadastrar em serviços de SMS pago – que efetuam cobranças indevidas – ou baixar apps falsos, que podem infectar o smartphone. O ataque ainda conta com comentários de falsos usuários alegando que conseguiram a vaga de emprego, com o intuito de validar o golpe.

 

Para não cair nesse tipo de golpes, os usuários devem sempre consultar as páginas oficiais de empresas para se certificarem que se trata de uma oportunidade verídica. Além de evitar abrir links suspeitos e manter um antivírus instalado no celular.

 

A empresa Carrefour também comentou o caso e revelou como o usuário deve proceder.

 

A rede esclarece que a informação sobre vagas de emprego circulando nas redes sociais e no WhatsApp é falsa. A empresa recomenda que os usuários ignorem e deletem a mensagem, que pode conter vírus. Reforça ainda que somente divulga informações sobre processos seletivos e vagas por meio do seu portal, perfil oficial no LinkedIn, além dos portais Vagas.com, Catho, Curriculum.com e InfoJobs.

Olhar Digital

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Polícia registra tiroteio em avenida de João Pessoa e suspeitos são presos

Na tarde desta sexta-feira (19), a polícia registrou um tiroteio em uma das principais vias…

19 de dezembro de 2025

FIEPB assina Termo de Cooperação Técnica com TJPB para execução do Programa Novos Caminhos na Paraíba

No estado, a iniciativa será executada por meio de parceria com o Sistema Indústria, o Sistema…

19 de dezembro de 2025

Damião Feliciano diz que fica no União Brasil, mas votará na chapa liderada por Lucas Ribeiro

O deputado federal Damião Feliciano anunciou, nesta sexta-feira (19), que permanecerá filiado ao União Brasil,…

19 de dezembro de 2025

Cabo Gilberto ataca colegas de parlamento ao criticar cassação de aliados na Câmara: “Homens covardes, frouxos e omissos”

O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL), voltou a criticar duramente a atuação de colegas…

19 de dezembro de 2025

Operação prende envolvidos em tentativa de homicídio que aconteceu em praia de Cabedelo

Um trabalho integrado do 21º Batalhão de Polícia Militar com o núcleo de homicídios da…

19 de dezembro de 2025

Cícero destaca boa relação com Leitão e demonstra confiança no apoio do parlamentar à sua pré-candidatura ao Governo

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), reforçou nesta quinta-feira (19) a boa relação…

19 de dezembro de 2025